PUBLICIDADE

Cupons de obrigação moral

Não gostou da moeda de platina como opção? Então aqui está uma alternativa que pode funcionar também: o Tesouro norte-americano vender de pedaços de papel rotulados como "cupons de obrigação moral", onde fica declarada  a intenção do governo de resgatar esses cupons pelo valor de face no prazo de um ano.

Foto do author Paul Krugman
Por Paul Krugman
Atualização:

Deve ficar claramente expresso nos cupons que o governo não tem nenhuma, repito, nenhuma, obrigação legal de pagar qualquer coisa; veja, são se trata de títulos de dívida e portanto não se incluem no limite da dívida. Mas é preciso evitar que tenham um valor de mercado substancial. Considere, por exemplo, o fato de que o governo não tem nenhuma responsabilidade legal de garantir a dívida das instituições Fannie Mae e Freddie Mac; contudo, a crença geral é de que há uma garantia implícita (porque há!) e isso se reflete muito no preço dessa dívida.

PUBLICIDADE

De modo que o governo não deve ter nenhum problema para levantar uma grande soma de dinheiro vendendo esses cupons (MOCs na sigla em inglês). É verdade que se forem vendidos no mercado aberto provavelmente haverá um desconto substancial em relação ao valor de face, de maneira que isso na verdade equivaleria a financiamento com juros altos. Mas é melhor do que decretar moratória ou ceder à chantagem.

E talvez nem será necessário que os cupons sejam vendidos no mercado aberto; por que o Fed (Federal Reserve, o banco central americano) não os compraria?  Tenha em mente que nem sempre o Fed  adquire ativos seguros; ele  adquiriu um lote de títulos lastreados em hipotecas (de Fannie Mae e Freddie Mac) e durante a pior fase da crise financeira comprou muitos commercial papers. Então por que não pedaços de papel um pouco especulativos vendidos pelo Tesouro?

E novamente, embora  possa parecer um pouco suspeito, é importante compreender que se o presidente não fizer alguma coisa do tipo ele será forçado a fazer alguma coisa ilegal: ou seja,  deixar de realizar gastos  que, por decisão do Congresso, é legalmente obrigado a fazer. Uma estratégia inteligente é de longe a melhor alternativa: e se isso enfurecer Mitch McConnell, bem é apenas um bônus extra.

Atualização: se houver um problema legal com a venda desses cupons, ainda existem alternativas como pagar os fornecedores com esses cupons que depois seriam comprados pelo Fed. O mecanismo realmente não tem importância; enquanto estivermos na armadilha da liquidez, a impressão de dinheiro, ou de títulos da dívida convencionais, ou a impressão de dinheiro,  sem um estatuto legal para isso,  mas que permitirá ao governo pagar suas contas,  são todas alternativas equivalentes.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.