PUBLICIDADE

Fobia da desvalorização do dólar

Continuo pasmo diante da insistência das Pessoas Realmente Sérias em se preocupar com absolutamente tudo, à exceção do desemprego devastador. Elas já passaram dois anos nos alertando para a iminência do ataque dos justiceiros dos mercados de títulos, prestes a puxar o tapete sob nossos pés a qualquer minuto; no momento, os juros sobre títulos com vencimento para daqui a dez anos caíram para 3,21% por causa dos dados que retratam uma economia enfraquecida.

Foto do author Paul Krugman
Por Paul Krugman
Atualização:

Agora, surge subitamente um grande alarmismo diante da possibilidade de uma queda drástica no valor do dólar.

Está bem, antes de mais nada, vamos dar uma olhada no que vem ocorrendo nos últimos anos. Eis aqui uma representação do câmbio real do dólar desde 1979:

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

As PRSs estão preocupadas por causa daquele pequeno declínio no fim do gráfico, que representa o retorno do dólar ao seu valor pré-crise, aproximadamente.

Por que o dólar perdeu valor recentemente? A principal razão está no fato de, apesar de o Fed procurar manter os juros baixos para ajudar na luta contra o desemprego, o BCE está sinalizando que pretende elevar os juros, não obstante o desemprego de 21% registrado na Espanha. Trata-se de uma diferença na filosofia econômica de cada um, e não um sinal do iminente declínio do mundo como o conhecemos.

E qual motivo teríamos, exatamente, para considerar a desvalorização do dólar como um problema? Isto favorece as exportações - e o boom nas exportações costuma ser a saída pela qual os países emergem das crises financeiras. A desvalorização do dólar não trouxe nenhum tipo de tragédia no seu encalço: nem o imenso declínio observado depois de 1985 nem o declínio contínuo observado durante os anos do governo Bush - movimentações cuja amplitude supera em muito a das oscilações recentes - trouxeram consigo uma catástrofe; na verdade, ambos estiveram associados a um crescimento econômico tolerável e uma inflação moderada.

Publicidade

Em alguns casos, declínios no câmbio criaram grandes problemas no balanço patrimonial - mas a razão disso é que participantes do mercado em posição muito alavancada possuem dívidas expressivas em moeda estrangeira. Os lares americanos estão consideravelmente endividados - mas estas dívidas são em dólares.

Assim, de onde vem este pânico envolvendo o dólar? Bem, como no caso de tantos outros temas que subitamente se tornaram grandes problemas para as PRSs, isso consiste num outro motivo para não se adotar nenhuma medida de combate ao desemprego.

É engraçado como estas coisas funcionam.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.