PUBLICIDADE

Motivos para se desesperar

Por alguma razão, os jornais de hoje me transmitiram uma sensação especialmente sombria em relação às perspectivas para a recuperação econômica - não é tanto o noticiário econômico em si, mas aquilo que pode ser observado a respeito da mentalidade dos governantes.

Por Paul Krugman (The New York Times)
Atualização:

Eis o ponto em que nos encontramos: o PIB está crescendo, mas o desemprego em massa ainda é a regra e o progresso foi mínimo até o momento. O que pode ser feito?

PUBLICIDADE

Bem, poderíamos recorrer a mais estímulo fiscal - mas o Congresso agora torce o nariz diante da própria ideia de oferecer ajuda aos desempregados no longo prazo, cujo número não para de aumentar. Como vemos, é uma questão de responsabilidade fiscal - ah, e precisamos garantir que os impostos permaneçam baixos!

Poderíamos adotar uma posição mais dura em relação à China, que continua a manipular sua moeda e, diante de um mundo cuja demanda é bastante inadequada, está na verdade apertando sua política monetária para evitar o superaquecimento de sua economia - quando todos os manuais de economia dizem que em vez disso o país deveria valorizar sua moeda, o que não apenas reequilibraria a economia chinesa, mas também ajudaria o restante do mundo. Assim, levando-se em consideração o revoltante comportamento da China, Geithner foi até o país, não conseguiu nenhum avanço... e se declarou muito satisfeito.

Poderíamos fazer mais por meio da política monetária. A teoria macroeconômica sugere que a resposta teoricamente correta, quando possível, é fazer com que os bancos centrais se comprometam com uma meta inflacionária mais alta. Mas o Fed e o banco central japonês se recusam a fazê-lo porque... bem, não é esse o papel dos bancos centrais.

A situação é deprimente: termos técnicos da economia e o senso comum estão bloqueando todas as rotas de fuga para escaparmos desse declínio. E temo que os governantes permaneçam imóveis por anos e anos enquanto parabenizam a si mesmos pela solidez das medidas propostas.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.