PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Viagens e Transportes Aéreos

Aviões brasileiros voaram menos em 2012

As companhias aéreas brasileiras usaram menos suas aeronaves no ano passado, apontam dados do Anuário do Transporte Aéreo, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em 2012, as aeronaves das empresas brasileiras voaram em média 10 horas por dia, 54 minutos a menos do que em 2011.

Por marinagazzoni
Atualização:

O movimento reverte uma tendência de maior aproveitamento de aeronaves, que ocorreu nos anos anteriores, quando o setor passava por uma rápida expansão.A partir de 2012, as empresas aéreas brasileiras adotaram uma postura mais conservadora. Além de pisar no freio na adição de novas aeronaves à frota, as empresas cortaram os voos menos rentáveis, reduzindo o número de horas voadas.

Das oito companhias apontadas no relatório da Anac, apenas a Passaredo usou mais suas aeronaves (de 6,7 horas para 8,4 horas), mas a empresa cortou sua frota em 2012, então, na prática, também reduziu a oferta. A maior redução nas horas voadas por avião foi da Absa, cargueira da Lan que hoje foi incorporada à TAM Cargo. Em seguida vieram Webjet, Gol e Azul.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.