Foto do(a) blog

Viagens e Transportes Aéreos

Companhia aérea veta aeromoças casadas ou grávidas

Qatar Airways, patrocinadora do Barcelona que foi eleita a segunda melhor companhia aérea do mundo no ano passado, foi denunciada pela federação internacional dos aeroviários

PUBLICIDADE

Por Economia & Negócios
Atualização:

'Junte-se à nossa premiada tripulação', diz o anúncio da Qatar Airways ( Foto: divulgação)

A Qatar Airways, considerada a segunda melhor empresa aérea do mundo, acaba de comprar uma séria briga com os aeroviários. Ao assinar contrato de trabalho, as aeromoças são informadas de que não podem se casar pelo menos nos próximos cinco anos, sob pena de demissão.

PUBLICIDADE

Engravidar também é proibido, segundo denúncia da ITF, a poderosa federação internacional dos aeroviários.

"Em 2014 a empresa foi nomeada a segunda melhor companhia aérea do mundo, mas em se tratando de direitos dos trabalhadores a Qatar Airways realmente deixa a desejar", afirma a entidade que representa os trabalhadores do setor aéreo.

A entidade sindical entrou em contato com o Barcelona, pedindo que o clube espanhol reveja sua lucrativa parceria com a Qatar Airways, tendo em vista o desrespeito com os trabalhadores.

A companhia aérea, em comunicado enviado para o "Washington Post", tentou neutralizar as críticas e alegando que existem muitas aeromoças casadas trabalhando na companhia.

Publicidade

Mas, para piorar a controvérsia, Akbar Al-Baker, CEO da empresa, comentou: "Quem deseja trabalhar na Qatar Airways deve obedecer os nossos princípios, e se você é um adulto e aceitar essas condições, então você não deveria reclamar".

Gabriel Mocho, secretário de aviação civil na federação internacional dos trabalhadores de transportes aéreos, responde: "O tratamento dispensado aos empregados da Qatar Airways vai muito além da questão da diferença cultural. Quando se trata de direitos das mulheres, esta é a pior de todas as companhias aéreas do mundo".

Leia também:

Cathay Pacific Airways é eleita a melhor companhia aérea do mundo em 2014

Qatar Airways investirá R$ 15,5 bi em novo aeroporto

Publicidade

Imagens da pior companhia aérea do mundo

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.