A Embraer aposta em quatro modelos para atender o mercado de voos regionais, com configuração para oferecer entre 70 e 124 assentos.
Procurada, a Embraer disse que não comenta possíveis negócios com clientes, mas que vê "como muito positivo o plano de aviação regional do Brasil".
Andamento. Neste ano, a SAC fez estudos de demanda de tráfego aéreo para os 270 aeroportos, vistorias técnicas e comprou 186 caminhões de combate ao incêndio para os aeroportos. Em julho, o Banco do Brasil foi contratado para ser o agente financeiro do projeto. O BB dividiu o plano em seis regiões e abriu licitação para contratar empresas para fazerem projetos em quatro delas. A previsão da SAC é de que as primeiras obras comecem no primeiro semestre de 2014. "Há muita diferença na situação dos aeroportos. Alguns têm projetos da prefeitura e outros não têm nada. Muitos precisam de terminal de passageiros", disse a diretora do departamento de gestão do programa de auxílio a aeroportos da SAC, Fabiana Todesco. A SAC já decidiu que dará subsídio para os voos regionais. As empresas vão receber um valor mínimo para viabilizar o destino economicamente. Falta definir ainda como será o repasse e como será o cálculo. É essa conta que a TAM espera para decidir se volta ao interior.