Manual de etiqueta para cavalheiros do século 21
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Manual de etiqueta para cavalheiros do século 21

Uma das maiores empresas de perfumes do mundo lança uma campanha para ensinar aos homens as regras básicas de como eles devem tratar as mulheres

Economia & Negócios

17 de outubro de 2014 | 11h33

Jamais ria do coquetel dela, qualquer que seja a cor (Divulgação)

Jamais ria do coquetel dela, qualquer que seja a cor (Divulgação)

Uma campanha de publicidade de perfumes masculinos acaba de ser lançada nos Estados Unidos para ensinar aos homens as ‘novas regras de cavalheirismo do Século 21’.

Os comerciais com ensinamentos básicos para os homens interessados em aprender como tratar as mulheres foram feitos para promover a nova colônia da grife Stetson Caliber, pertencente à Coty, uma das maiores companhias de fragrâncias do mundo.

A fragrância Stetson original foi uma homenagem ao criador de um popular chapéu do século 19 usado no oeste americano, símbolo dos ‘cowboys’.

“O cowboy moderno realmente existe,  é o tipo de cara que as mulheres adoram e que a maioria dos homens gostaria de ser, auto-suficiente, respeitador e com espírito de independência”, comenta Steve Red, presidente e chefe de criação da agência que criou a campanha.

“O cavalheiro moderno sempre tem uma resposta na mão, é rápido para ajudar alguém, sabe a coisa certa a fazer em cada situação e tem uma espécie de código de honra na vida”, acrescenta. “Constatamos que o cavalheirismo ainda é importante hoje, e que homens e mulheres acreditam nisso”.

Os anúncios do perfume Stetson Caliber são voltados para homens na faixa dos 30 a 40 anos, e levam em conta uma pesquisa que apontou que o cavalheirismo ainda é um aspecto importante para as mulheres. A marca está entre as três fragrâncias masculinas mais vendidas no mercado de massa dos Estados Unidos há mais de uma década, segundo reportagem do The New York Times.

A campanha se baseia na imagem do homem íntegro e confiante. Para entender a mentalidade dos consumidores mais jovens, que a empresa pretende alcançar, os publicitários entrevistaram homens de várias profissões no oeste dos Estados Unidos.

Pesquisa. A empresa constatou que a nova geração de homens deseja “virar o jogo” e valorizar atitudes dos verdadeiros cavalheiros.  Enquanto a maioria das campanhas de perfumes masculinos e femininos tem conotações sexuais, os comerciais da Stetson valorizam a interação. As mulheres, segundo a empresa, gostariam que os homens fizessem coisas que eles não fazem, pois seus pais não ensinaram a eles como tratar as mulheres.

Para ajudar os interessados a saber como ser um cavalheiro nos dias atuais, a Stetson colocou algumas regras básicas em seu site e desenvolveu a ideia nos filmes da campanha.

Manual do cavalheiro do século 21:

1. Ao convidar uma mulher para um encontro, prefira um telefonema. Deixe  as mensagens de texto via ‘WhatsApp’ para os outros caras.

2. Jamais tire sarro da escolha do coquetel de uma mulher, não importa a cor.

3. Chegar perto muitas vezes é uma questão de ter um cheiro bom o suficiente para chegar perto.

4. Mantenha os olhos nela, e jamais desvie o olhar para a TV que está atrás dela.

Investimento.  A campanha também inclui um anúncio impresso de página inteira na revista People em novembro e na edição de dezembro do Dia da Mulher. Os banners com as regras de cavalheirismo estão sendo apresentados até o final de novembro em sites como AskMen.com e SBNation.com, e em sites da Esquire e Saúde do Homem. Há também um concurso cujo prêmio é um grande viagem para dois para o 2015 no South by Southwest Music Festival. O orçamento da campanha ficou entre US$ 1,5 e US$ 2 milhões, segundo o The New York Times.

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