PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Destaques do mundo da publicidade

De olho em cinco segundos de mídia grátis

Agências criam comerciais que dão o recado antes que o internauta 'pule' o anúncio

Por blogs
Atualização:

//www.youtube.com/embed/Y4MUuSKcaMU

PUBLICIDADE

Convencer quem assiste a vídeos na internet a não pular o anúncio que vem antes do conteúdo buscado é muito difícil. Tanto é assim que fontes do mercado publicitário calculam que cerca de 80% dos espectadores do YouTube escolhem ignorar as mensagens publicitárias do site de vídeos do Google. Para as agências, porém, os cinco segundos em que o internauta tem de assistir à mensagem antes de correr para o conteúdo que ele realmente quer se tornaram uma nova mídia. E o melhor de tudo: grátis.

Hoje, além de usar os cinco segundos anteriores ao "pule este anúncio" para tentar convencer o internauta a assistir ao vídeo completo, as agências também estão criando mensagens pensadas especificamente para os poucos segundos antes que o consumidor possa ignorá-las. É o que fez a VML, do Grupo Newcomm, para o site de vídeos Netflix. Além do filme de 30 segundos exibido na TV durante a Copa do Mundo, a empresa criou seis opções de cinco segundos.

Para o presidente da VML, Fernando Taralli, essa dificuldade de convencer o consumidor a assistir às peças publicitárias no YouTube deixa claro que a mensagem das marcas precisa ser adaptada para a internet. Segundo ele, o argumento inicial do YouTube, que era exibir os mesmos vídeos feitos para a televisão na internet, caiu por terra. "O que o YouTube sempre quis foi 'roubar' mídia da TV", diz Taralli. "Mas não basta pegar o filme e exibir na internet."

Como o internauta quase sempre opta por não assistir a comerciais, as agências hoje se veem às voltas com o desafio de tornar os vídeos mais interessantes para que o público-alvo seja atingido. "No caso da campanha para o Mastercard Platinum, a gente fez uma chantagem deliberada com o espectador. O cachorrinho pede para o público não pular o vídeo", diz Duda Hernandez, diretor de criação da WMcCann.

Publicidade

Quando uma propaganda cai no gosto popular, diz a diretora de criação digital da AlmapBBDO, Luciana Haguiara, a "retenção" da audiência cresce. O primeiro episódio de uma série para o Visa Platinum com um golfinho aventureiro teve 3,5 milhões de visualizações no YouTube, com alto índice de retenção - em média, as pessoas assistiram a pelo menos 70% do filme, segundo a publicitária.

Entretenimento. Quando este tipo de êxito não ocorre, a criação de uma mensagem que passe algum recado sobre alguma marca em cinco segundos pode também ser a chave para oferecer o que todo o cliente quer: mídia grátis. Isso porque o YouTube só cobra das agências o valor dos comerciais que são vistos por pelo menos 30 segundos. A decisão, tomada em dezembro de 2010, serve ao argumento de que o Google oferece uma "publicidade de resultados".

O cliente só vai pagar pelo anúncio que for visto pelo internauta. É por essa razão que o gigante da internet hoje tenta "educar" publicitários para a criação de vídeos mais interessantes, que prendam a atenção do espectador (leia box ao lado).

Segundo Márcio Oliveira, presidente da Lew'Lara\TBWA, o Google e as agências têm objetivos diferentes, mas que convergem em uma mesma finalidade: entreter o cliente quando ele não é "obrigado" a ver um comercial. "O Google quer monetizar a plataforma, porque não recebe se o vídeo inteiro não for assistido", diz o publicitário. "A agência quer que o internauta ache o vídeo interessante e que ele 'fisgue' o espectador de alguma forma, para que ele siga ouvindo aquela mensagem."

Google faz 'tutorial' para agências

Publicidade

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Como parte interessada na efetividade dos vídeos publicitários veiculados no YouTube, o Google não raramente vai a campo para ensinar às agências formas de tornar as campanhas na internet mais eficazes. Segundo Julio Zaguini, diretor de agências do Google Brasil, o conceito do que funciona quando o assunto é propaganda na web está em evolução. No entanto, algumas premissas básicas para a mídia digital já ficaram claras, segundo o executivo, como a criação de conteúdos de marca que tragam algum conteúdo de entretenimento e se distanciem do discurso do comercial de 30 segundos.

É com base em experiências bem-sucedidas no conteúdo de marcas que o Google criou a série View Busters, em que publicitários que criaram vídeos muito assistidos contam a lógica por trás de suas criações. A ideia é inspirar mais agências a seguir o mesmo caminho. Entre os publicitários que participarão da série estão Anselmo Ramos, da Ogilvy Brasil, que criou Retratos da Beleza Real, para a Dove, e PJ Pereira, da Pereira & O'Dell, do filme The Beauty Inside, da Intel/Toshiba. Fernando Scheller

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.