As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Mustang, feito para jovens, vira cinquentão

Cley Scholz

14 de agosto de 2013 | 12h10

SÃO PAULO – O cinquentão Mustang, um dos maiores sucessos da indústria automobilística mundial, ganhou um documentário especial que acompanha o DVD da quarta temporada da série televisiva TV Mad Men.

O seriado americano mostra a rotina de uma agência de publicidade dos anos 60. No Brasil, a produção é transmitida em rede aberta na TV Cultura e em rede fechada pelo HBO.

O documentário ‘O Mustang no marketing: um ícone americano’ tem imagens e entrevistas sobre o veículo que está completando 50 anos em 2014.

O documentário de 30 minutos mostra como a Ford desenvolveu e lançou o seu maior sucesso.

“Foi uma grande mudança quando os jovens começaram a influenciar as decisões de compra no começo dos anos 60″, disse John Clor, da Ford Racing, líder de comunicação da área que produz peças para os veículos esportivos da marca.

Clor também é o canal da marca para os mais de 300 fãs-clubes do Mustang espalhados pelo mundo.”Os jovens não queriam mais o carro velho dos avós”, diz Clor. “Eles estavam à procura de algo totalmente oposto ao que viam nas ruas, eles queriam distância dos padrões.”

Os designers e engenheiros da Ford criaram um veículo com essas características, com estilo, performance e preço acessível. A Ford vendeu mais de 1 milhão de Mustangs nos primeiros 20 meses do lançamento, em abril de 1964, um fato inédito na indústria.

mustang

Jon Hamm, John Slattery e Sommer em Los Angeles em um Mustang conversível usado em Mad Men (divulgação)

Para o jovem. Em 1965, o Shelby GT350 trouxe para as ruas o desempenho de um carro de corrida. O carro tinha tantas opções que encontrar dois Mustangs iguais era raro, o que criou um apelo de originalidade para o público jovem.

O poder de transformação do carro é retratado em um comercial da época, com um homem maduro desejando se tornar jovem ao dirigir um Mustang. Esse espírito permanece com o carro até hoje.

Os proprietários do Mustang podem personalizar o carro usando uma grande variedade de peças e acessórios, tanto originais de fábrica como encontrados no mercado de tuning.

Para satisfazer o sonho de quem não pode ter um Mustang de verdade, a Ford criou um aplicativo na internet chamado Mustang Customizer, que permite criar uma versão exclusiva e compartilhar o projeto com amigos nas redes sociais.

Leia também:

Mustangs que ficaram na gaveta contam a história do mito 

Mustang Thunderbirds imita avião a jato

O milionésimo Mustang

Mustang inspira caminhão da Ford

 

 

 

Tudo o que sabemos sobre:

mustang;mad men

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.