Foto do(a) blog

Destaques do mundo da publicidade

Samsung se antecipa à tendência de descarte de televisores no lixo

Apesar de governo oferecer conversor, fim de sinal analógico pode incentivar descarte de aparelhos, diz marca

PUBLICIDADE

Por Economia & Negócios
Atualização:

Fernando Scheller

PUBLICIDADE

Líder no setor de televisores no Brasil, a coreana Samsung está prevendo que a tendência de o consumidor descartar o aparelho antigo ao comprar um novo - prática comum em países desenvolvidos - deve se intensificar no Brasil ao longo do próximo ano, em razão do desligamento progressivo do sinal analógico de TV.

O desligamento, que vai começar por Brasília, deverá dar um fim à vida útil de alguns tipos de aparelhos, sobretudo os de tubo. Isso pode aumentar a tendência de descarte de aparelhos no lixo comum, causando problemas ambientais, segundo Gustavo Assunção, diretor sênior de marketing e vendas da área de áudio e TV da Samsung no Brasil. "A base de TVs analógicas no Brasil ainda é superior a 50% do total", diz o executivo.

Momento difícil.Venda de TVs caiu 35% em 2015, diz GfK Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch

Embora provavelmente nem toda essa quantidade de televisores deverá parar no lixo - já que o governo deverá distribuir o conversor digital a famílias de baixa renda e o aparelho também estará à venda -, Assunção diz que a Samsung decidiu se antecipar e entrar no debate sobre a conscientização a respeito do descarte do lixo eletrônico.

A partir de hoje, a empresa fará uma campanha - que se estenderá até maio - em que se encarregará do descarte das TVs antigas dos clientes que assim decidirem fazer. O cliente que comprar um aparelho da linha 4K da marca - seja no varejo tradicional ou no comércio eletrônico - poderá pedir ajuda no descarte do equipamento antigo, caso desejar.

Publicidade

Durante as seis semanas da iniciativa, a Samsung mandará um prestador de serviço buscar as TVs antigas na casa do consumidor. Caso a procura seja grande, a marca poderá estender o serviço. Mesmo que isso não ocorra, a Samsung manterá um site no ar  com as informações sobre o descarte.

Além de falar do assunto em suas redes sociais, a empresa também abordará a troca consciente dos aparelhos em anúncios veiculados em meios digitais e em spots para rádio.

Preços. Junto com a conversa sobre o descarte do produto, a Samsung também fará uma promoção para sua linha de TVs, que terão preços promocionais até maio. Além do desconto, o cliente poderá receber entre 2 mil e 20 mil pontos Multiplus ao adquirir o aparelho - dependendo do tamanho e do valor da aquisição.

A promoção da Samsung chega em um momento bastante difícil para o mercado de televisores no Brasil. No ano passado, de acordo com a consultoria GfK, as vendas desses aparelhos despencaram 35% no Brasil.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.