As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Superhumanos’ emociona e leva Grand Prix

Yolanda Fordelone

24 de junho de 2013 | 08h50

Fernando Scheller – O Estado de S.Paulo

O filme Meet the Superhumans (Conheça os Superhumanos) foi o vencedor do Grand Prix na categoria Film Craft do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade 2013, que premia os filmes publicitários que fazem o melhor uso das técnicas de cinema em sua produção.

Feito pela 4creative Channel para a rede britânica Channel 4, promoveu a transmissão das Paraolimpíadas de Londres. A campanha se destacou pelo uso da música, cinematografia e edição, que reforçaram a mensagem escolhida: o esforço sobre-humano dos atletas por resultados.

Para o presidente do júri de Film Craft, o cineasta americano Joe Pytka (que já dirigiu longas como A Grande Barbada, com Richard Dreyfuss, além de clipes de Michael Jackson), a música aparece de forma inesperada. Em vez dos acordes clássicos, comuns neste tipo de comercial “emocional”, a opção do Channel 4 foi pelo rap. “A fotografia é profunda e sutil. A edição é clara e honesta, mas com uma ruptura, para criar o efeito de choque”, diz Pytka.

O cineasta se refere ao fato de que, entre as imagens retratando a dedicação dos atletas para superar os limites físicos, os criadores do filme decidiram inserir uma seção que mostra acidentes automobilísticos e pais sendo informados nos hospitais sobre a deficiência dos filhos – ilustrando com boa dose de emoção as diferentes histórias dos atletas envolvidos na competição.

Todo o esforço técnico, na visão de Pytka, criou um filme coeso e emocionante, que mostra as pessoas superando as próprias limitações físicas. “De certa forma, o filme conseguiu estabelecer um contraponto aos Jogos Olímpicos oficiais, que hoje são muito mais dominados por aspectos comerciais do que esportivos.”

Tudo o que sabemos sobre:

making of

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.