Foto do(a) blog

José Vicente Caixeta Filho

Matopiba

Há um acervo enorme de projetos de excelente qualidade técnica seja no ambiente público ou privado. Por outro lado, pairam ainda muitas dúvidas sobre a efetivação de boa parte desses projetos. Pior: às vezes sabe-se que determinado projeto foi concebido, mas não é encontrado. E contrata-se novamente os serviços de (bons) projetistas. Heranças de operações “limpa-gaveta” para novas administrações/gestões, que certamente não são interessantes para a sustentabilidade de nosso país.

PUBLICIDADE

Por Jose Vicente Caixeta Filho
Atualização:

Sim, acertou! É a região formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que vem claramente se destacando pelos altos índices de produção e de produtividade de grãos ao longo dos últimos anos (segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, representa hoje cerca de 10% da produção brasileira de grãos).

PUBLICIDADE

Segundo o próprio MAPA, o Matopiba abrange 337 municípios e 31 microrregiões, num total de 73 milhões de hectares. Se fosse assumida a representatividade (em ordem decrescente) da área ocupada por estado, o acrônimo poderia ser transformado em Tomabapi (talvez um fonema que não soe muito técnico...). De qualquer forma, o Tocantins se destaca com 38% da área: 27,7 milhões de hectares em 139 municípios; o Maranhão ocupa 33% de todo o território do Matopiba (23,9 milhões de hectares em 135 municípios); a Bahia com 18% da área, envolvendo 13,2 milhões de hectares e 30 municípios; o Piauí representando 11%, com 8,2 milhões de hectares e 33 municípios.

Na manhã da sexta-feira (15/05), a ministra Kátia Abreu lançou o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, em Luís Eduardo Magalhães (BA). 

Segundo Kátia Abreu, o governo federal vai apoiar o crescimento sustentável dos produtores do Matopiba com investimento em tecnologia e assistência técnica. "O governo está tendo a chance de acompanhar esse crescimento e promover verdadeiramente o desenvolvimento regional. No passado, produtores experientes ocuparam nossas áreas agrícolas, mas a população local ficou ao largo assistindo. Com o Matopiba, queremos reverter esse histórico".

Ainda de acordo com a ministra, uma das medidas que deverá impulsionar os agricultores da região é a criação de uma agência de desenvolvimento voltada para tecnologia com forte investimento em capacitação, inovação, pesquisa, agricultura de precisão e assistência técnica. O formato da futura agência tem sido discutido entre o ministério e representantes dos estados, da iniciativa privada e de instituições de pesquisa e de ensino.

Publicidade

Destacou-se também a questão do transporte da produção agrícola. De acordo com a ministra, a Bahia tem uma demanda muito forte pela revitalização da BR-020, que tem 460 quilômetros sem asfalto. "Essa é a grande artéria que vai irrigar o abastecimento dos estados do Nordeste. Temos uma grande produção na região e o que precisamos é viabilizar e melhorar o escoamento até os mercados consumidores. Com o Matopiba e o apoio dos governadores e dos produtores, pretendemos realizar um levantamento dos projetos de todas as obras para fazer concessões ou utilizar o PAC 3 (instrumento do Governo Federal para atender a essas demandas)".

Acredito que não haja dúvidas e/ou questionamentos técnicos sobre a pertinência de tais medidas. Ainda, como sempre se diz, recursos financeiros não devem faltar para bons projetos. De qualquer forma, o MAPA, que representa um segmento de nossa economia que já tem nos dado uma série de bons exemplos, poderia aproveitar das oportunidades de lançamentos de seus diversos planos/projetos para se comprometer a informar à nossa sociedade sobre o que de fato esteja sendo implementado/realizado.

Há um acervo enorme de projetos de excelente qualidade técnica seja no ambiente público ou privado. Por outro lado, pairam ainda muitas dúvidas sobre a efetivação de boa parte desses projetos. Pior: às vezes sabe-se que determinado projeto foi concebido, mas não é encontrado. E contrata-se novamente os serviços de (bons) projetistas. Heranças de operações "limpa-gaveta" para novas administrações/gestões, que certamente não são interessantes para a sustentabilidade de nosso país. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.