PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informação para sua carreira

Opinião|Quatro experiências valorizadas em jovens profissionais

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Ilustração: Pixabay Foto: Estadão

Dos cerca de 13 milhões de desempregados no País, 32% têm entre 18 e 24 anos: são 4,1 milhões de indivíduos nesta faixa etária em busca de emprego. Muitos deles, estudantes. Para ajudar esses jovens na busca de uma colocação no mercado de trabalho, o Radar do Emprego ouviu o especialista Rodrigo Vianna, CEO da Mappit - consultoria do Grupo Talenses especializada no recrutamento para vagas de início de carreira - aponta as experiências e habilidades que têm sido mais requeridas pelas empresas na contratação de profissionais iniciantes.

PUBLICIDADE

Fazer intercâmbio (graduação sanduíche)

Os intercâmbios têm brilhado cada vez mais os olhos do RH das empresas. O principal motivo é a vivência que o jovem adquire com essa experiência, que traz habilidades importantes para a carreira: resiliência, maturidade, autonomia e aprendizado com outras culturas. Em segundo lugar, está o inglês, que, de forma geral é melhor desenvolvido quando o indivíduo mora em um país que fala essa língua.

É importante reforçar que a graduação sanduíche (quando o estudante passa certo tempo dos seus estudos em uma universidade ou unidade de ensino estrangeira) tem sido ainda mais valorizada do que outros tipos de intercâmbios, por tratar-se de uma vivência no exterior direcionada para a carreira que o profissional tem interesse em vivenciar de fato

Participar de empresas juniores da universidade

Publicidade

No caso de jovens profissionais, nem sempre é possível preencher o trecho "experiência" do currículo.Por isso, uma dica importante é ter envolvimento em diferentes projetos durante a graduação, seja em empresa júnior, ou até mesmo iniciação científica. Esse tipo de prática evidencia que o indivíduo já passou por algumas situações que poderão agregar valor no início da sua vida profissional.

Agir com autonomia

Uma habilidade importante que as empresas têm requerido é que até mesmo profissionais mais jovens tenham mais independência e autonomia para trabalhar. Como essa habilidade costuma ser conquistada apenas por meio de experiência, esse é mais um dos motivos pelos quais a participação de candidatos em empresas juniores de universidades é valorizada, já que elas funcionam como uma empresa real e estimulam a autonomia.

Usar ferramentas tecnológicas

Têm sido cada vez mais requeridas em vagas de diferentes áreas e diferentes níveis hierárquicos. Portanto, saber programar, por exemplo, pode ser uma habilidade diferencial para o profissional conquistar uma vaga de emprego.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.