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Opinião|Aos mestres com carinho

'É inquestionável que o fator primordial para o sucesso da educação acontece na sala de aula, e daí o papel do professor é inestimável!'

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 Foto: Unsplash

Por Marisa Eboli*

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Os especialistas em educação apontam, entre tantos outros responsáveis pela educação, o governo e os pais, mas é inquestionável que o fator primordial para o sucesso acontece na sala de aula, e daí o papel do professor é inestimável!

Os resultados do Brasil no Programme for International Student Assessment - Pisa, edição de 2015, mostraram uma queda de pontuação nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática. A redução na pontuação mostrou também uma posição menor do Brasil no ranking mundial: o País ficou na 63ª colocação em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª em matemática.

A prova, coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi aplicada em 70 países. Ela é realizada a cada três anos e oferece um perfil básico de conhecimentos e habilidades dos estudantes, a partir de amostra definida pela idade (15 anos).

Especialistas ouvidos à época da publicação dos resultados do Pisa 2015 afirmaram que não havia motivos para comemorar os resultados do País, e que, além de investir dinheiro na educação de uma forma mais inteligente, uma das prioridades deveria ser a formação e a valorização do professor. "Parte da solução passa também por superar a baixa atratividade dos jovens brasileiros pela carreira do magistério, ao contrário do que ocorre nos países que estão no topo do ranking mundial do Pisa. Nesses países, ser professor é sinônimo de prestígio social", declarou Mozart Neves Ramos, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. Os resultados do Pisa 2018 serão divulgados em 2019.

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Pensando nos professores, que comemoram seu dia em 15 de outubro, resolvi dedicar esta coluna em sua homenagem.

Decidi fazer uma rápida pesquisa, solicitando a alguns amigos, hoje todos bem sucedidos em suas carreiras, mas originários de diferentes classes econômicas e sociais, que indicassem: 1) o nome de um professor que foi inesquecível pelas características e impactos positivos que gerou na sua vida; 2) quais as duas características principais desse professor; e 3) em qual estágio da vida estudantil ele atuou.

Obtive 20 respostas, e o perfil geral dos respondentes pode ser assim sintetizado: 15 homens e cinco mulheres; nove executivos (aproximadamente quatro atuam ou atuaram comoCEOs de empresas; três são diretores de RH e dois em demais funções executivas); oito são educadores (professores universitários ou especialistas em educação); dois são jornalistas ou especialistas em comunicação;e um atua na área médica.

Um aspecto que chamou minha atenção foi o fato de que 13 dos 20 respondentes (65%) mencionaram que o professor inesquecível foi do ensino fundamental ou do ensino médio; um apontou que o mestre inesquecível foi de cursinho; três citaram professores da faculdade; e três indicaram professores dos cursos de mestrado ou doutorado.

Dentre os que apontaram docentes do ensino fundamental ou médio como inesquecíveis, destacaram-se os de matemática e língua portuguesa.

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Algumas citações: "Tinha amor pelo trabalho de ensinar a língua portuguesa: paixão pelos livros, admiração pelos escritores, orgulho pela língua do País". - "Sabia, como poucos, motivar para o estudo da nossa língua. Tarefa difícil numa classe cuja maioria era composta por alunos que seguiriam carreira na área de exatas". - "Estimulava leitura, ajudava a estudar analisando letras de músicas".

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Ainda de acordo com especialistas em Educação, o grande diferenciador de um Sistema Formal de Educação está justamenteno Ensino Fundamental, pois ele é que deveria instrumentalizar a criança e o jovem para a aprendizagem permanente; ou seja, é preciso que tenham desenvolvido a capacidade de aprender a aprender para o resto de suas vidas, e isso é impossível sem o domínio da linguagem e das ferramentas de cálculo.

De acordo com as respostas, foi possível classificá-las em três grandes blocos temáticos: aspectos cognitivos, inspiracionais/transmissão de valores e didática. Ou seja, em que medida os grandes professores foram excelentes na forma de transmitir os conhecimentos aos seus alunos, ou era outra coisa, como o poder intrínseco da mensagem ou a modelagem de comportamento?

Interessante que, com relação às práticas didáticas, destacaram-se as seguintes manifestações: - "Tinha altas expectativas em relação a todos os alunos e deu um curso extremamente dinâmico e engajador". - "Sabia fazer-nos sentir confiantes nas nossas habilidades e conhecimentos". - "Fez-nos trabalhar muito e todos gostavam dele." - "Exigente, rigorosa, bem-humorada". - "Organização e metodologia". - "Disciplina de raciocínio, exigente e bem-humorado". - "Aprendizado por meio de experiências". - "Pragmatismo".

Claramente as altas expectativas em relação aos alunos, rigor, disciplina, organização e exigência são bem-vindos, além de pragmatismo e valorização da experiência dos estudantes.

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Referente à transmissão de valores, os professores mencionados foram muito inspiradores. Vejamos algumas menções: - "Tinha forte senso de propósito e ética". - "Ensinava valores como ninguém. Até hoje carrego comigo muitos destes acerca de respeito, justiça, disciplina, cidadania, ordem, organização e o que é certo e errado, completando os ensinamentos passados por meus pais." - "As aulas dele faziam com que os alunos, jovens de 15 anos como eu, pensassem, desenvolvessem o espírito crítico com debates de ideias e leitura de livros interessantes." - "Não se restringia, porém, ao ensino de sua matéria, porque também, como poucos, sabia despertar em seus alunos o senso de justiça, igualdade, lealdade, cidadania... Um verdadeiro mestre."

Educadores inesquecíveis são competentes no que ensinam e também demonstram interesse pessoal de proximidade na orientação e no desenvolvimento de seus jovens em formação, ajudando-os a ampliar seu pensamento, compartilhando seus conhecimentos, suas experiências, seus valores e sua sabedoria.

Parabéns a esses professores - Aluísio Vieira, Amil, Antonio Gianella, Carlos Ferraz, Daniel Cohen, Eduardo Brandão, Fiorano, Giselda Bortoletto, Irmã Maria Rita Perillier, Itagiba, James Wright, Lucia, Maria Teresa Pucci, Nicolas Georgescu-Roegen, Paulo Corrêa Lima, Pierluigi Piazzi, Sensei Roberto Machusso, Tereza, Victor Chakur e Tia Zorilda - por terem sido brilhantes e marcantes na vida desses meus amigos. Tenham certeza de que seus alunos os valorizaram muito!

Tomara um dia essa profissão tão importante para o futuro do nosso País obtenha o reconhecimento merecido de toda a sociedade!

*Especialista em educação corporativa, é professora de graduação e mestrado profissional da Faculdade FIA de Administração de Negócios

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