As lições aprendidas em 2020 e as próximas ações para 2021

As lições aprendidas em 2020 e as próximas ações para 2021

Desenvolver inteligência emocional, empatia e resiliência foram palavras de ordem para o mercado de trabalho no ano que chega ao fim; em sua carreira, quais os desafios para 2021?

Ylana Miller

07 de dezembro de 2020 | 10h02

Dezembro é o mês em que avaliamos a nossa trajetória desses últimos 365 dias. Diferentemente de anos anteriores, nesse balanço de perdas e ganhos todos nós vamos ter um ponto em comum: desafios e lições aprendidas com a pandemia.

Uma habilidade que se destacou neste ano foi a resiliência. Foi extremamente necessário ter muita capacidade para se adaptar, coragem e energia para redesenhar a trajetória planejada para sua carreira. E vimos na prática que de nada adianta procurar culpados responsabilizando terceiros, e sim reagir com agilidade e equilíbrio.

Inteligência emocional também ficou evidente e foi fundamental para gerirmos nossas emoções. Quando estamos mais atentos às nossas emoções, temos mais consciência sobre cada um de nós, ou seja, mais autoconhecimento.

Também aprendemos que mostrar vulnerabilidade não é sinal de fraqueza e pode resultar em uma postura mais humana.

Outro aprendizado foi desenhar planos mais curtos. Que tal transformar o planejamento anual em trimestral? Para o desenho desse plano é recomendável adaptabilidade. Quanto mais “engessados” somos, menos flexibilidade teremos para inovar frente às situações repentinas que ocorrem e fogem do nosso controle.

Para ter empatia, é preciso se colocar no lugar do outro, entender o que ele sente. Foto: Markus Spiske/Unsplash

Uma das lições que podemos destacar de forma especial é a importância de termos por perto pessoas que gostam de verdade da gente, que nos apoiam. Empatia e interesse genuíno geram ainda mais segurança em situação difíceis, além de nos fortalecerem para persistirmos no alcance de nossas metas.

Agora, proponho dar um novo significado às escolhas que serão feitas para os próximos 365 dias. Trocar, reformar, reconstruir, substituir, reinventar com realismo e otimismo sempre.

Que em 2021 a saúde e energia sejam uma marca forte em nossas vidas, para renovarmos a nossa trajetória de vida com felicidade e prosperidade.

* Ylana Miller é especialista em Recursos Humanos, professora de pós-graduação e
sócia-diretora da Yluminarh – Desenvolvimento Profissional (ylana@yluminarh.com.br).

Tudo o que sabemos sobre:

Sua Carreiratrabalho

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.