PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informação para sua carreira

Opinião|Combo bem-estar eleva produtividade

Com equipes enxutas e pressão por resultados, profissionais aumentam a busca por atividades físicas e mentais contra estresse e frustração

Atualização:

Juliana Ferreira. Foto: Pedro Moleiro

Ter uma formação sólida e fazer especializações pode não ser suficiente para que os profissionais alcancem bom desempenho e alta produtividade. Com equipes menores e metas maiores, muitas pessoas decidiram fortalecer o corpo e a mente buscando elevar a performance. Vale tudo, como praticar vários esportes, meditar e ainda estudar programação neurolinguística.

PUBLICIDADE

Engenheira de produção e gerente sênior de projetos estratégicos da plataforma de investimentos Easynvest, Juliana Ferreira, de 28 anos, faz um combo completo para cuidar do corpo e da mente: corre, pedala, nada, pratica ioga, exercícios de respiração e meditação, além de ter se tornado vegetariana.

Segundo ela, o ponto da virada ocorreu em 2013. "Trabalhava em uma consultoria estratégica e percebi que meus colegas e eu estávamos passando por um pico de estresse, então, resolvemos fazer aula experimental de meditação e achamos muito bom."

Desde então, a jovem fez vários cursos para se manter produtiva e saudável. "Aprendi técnicas que me ajudam a lidar com a correria do dia a dia. Foi gritante a mudança em relação à qualidade de vida, produtividade e qualidade do sono. Agora, consigo me organizar, fazer tudo o que preciso e ter energia para lidar com as demandas do trabalho e da vida pessoal, com equilíbrio, sem estresse."

Na Easynvest, onde trabalha há um ano, ela está introduzindo a meditação entre os colegas, com os quais realiza exercícios semanais. "Quero que todos sintam esses benefícios. Também recomendo o uso de um aplicativo (Sattva) para que possam praticar em casa."

Publicidade

Segundo o diretor da divisão de RH da recrutadora Talenses, Alexandre Benedetti, é perceptível o aumento da busca por terapias alternativas entre os profissionais. "É extremamente válido, afinal, estão procurando obter equilíbrio e autoconhecimento. Profissionais que conhecem suas fraquezas e fortalezas entendem seus limites e habilidades, lidando melhor com a frustração cotidiana, maximizando resultados e produtividade", afirma.

Para Benedetti, a busca por autoconhecimento e equilíbrio emocional contribuem para o bom rendimento no trabalho. "Em 2017, uma pesquisa realizada com 955 profissionais mostrou que 71% disseram que o estresse interfere na capacidade de produção." Conforme o cargo, diz Benedetti, a inteligência emocional é ainda mais importante que o quociente intelectual. "Apenas com o emocional fortalecido é possível lidar com crises e conquistar resultados positivos."

Nayana Rizzo. Foto: Guto Fonseca

Há oito anos, justamente quando sua carreira na área de relações governamentais e institucionais estava em plena ascensão, Nayana Rizzo percebeu que precisava de ajuda para reduzir a pressão e obter equilíbrio.

"Tinha uma vida profissional acelerada e, ao mesmo tempo, a minha vida pessoal passava por estresse, porque meu pai havia adoecido e eu precisava acompanhá-lo no tratamento. Foi quando adotei um conjunto de práticas que inclui corrida, musculação, ginástica, ioga e meditação. As atividades me proporcionaram equilíbrio entre corpo, mente e espírito."

Ela diz que depois disso conseguiu estar completamente presente quando estava com o pai e ser produtiva na atuação profissional. "Eu compreendi que a prática meditativa e de autoconhecimento me deixam centrada, com foco e equilíbrio necessários para cada situação do dia a dia." Nayana afirma que o resultado positivo foi tão perceptível que amigos e colegas de trabalho também passaram a meditar e levaram o hábito para os seus familiares.

Publicidade

PUBLICIDADE

Psicólogo de formação, Tiago Freitas Beltran trabalhava em uma imobiliária quando decidiu fazer Programação Neurolinguística (PNL). "Eu queria me profissionalizar na área de vendas. Durante o curso, passei por muitas mudanças pessoais e de visão de mundo. Por isso, quando fundei uma empresa de treinamento na área de vendas, há um ano, uso a PNL para capacitar os alunos", conta.

Um dos fundadores da Ápice Desenvolvimento Humano, Plínio de Souza, diz que a PNL ajuda os profissionais porque melhora significativamente a empatia, a comunicação e os relacionamentos. "Por meio da autoaplicação destas técnicas, é possível obter equilíbrio e desempenho, mesmo em situações de caos."

Opinião por Cris Olivette
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.