Foto do(a) blog

Informação para sua carreira

Opinião|Falta de planejamento diminui a produtividade

Aparente benefício da atuação independente, maior liberdade pode ser uma dificuldade se mal gerenciada

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

Victória MantoanESPECIAL PARA O ESTADO

PUBLICIDADE

O tempo serve ao mesmo tempo como um estimulador e um desafio para o trabalhador autônomo. O desejo de liberdade atrai muitas pessoas, mas gerenciar a rotina pode ser difícil.

O prazo é o principal problema com o qual trabalhadores autônos têm de lidar sem um bom planejamento, segundo diagnóstico do especialista em administração de tempo e produtividade Christian Barbosa. O trabalhador acaba se comprometendo com mais trabalho do que dá conta "e não entrega nenhum com qualidade", afirma.

"Isso acaba levando ao comprometimento da sua vida pessoal, pois, para dar conta de tudo, ele deixa de dormir, de sair com os amigos de se dedicar à família. " Os problemas de relacionamento podem levar a complicações de saúde e a mais perda de produtividade.

Para lidar com essa dificuldade, Barbosa diz que é preciso limitar o tempo que vai ser dedicado ao trabalho. "Trabalhar demais não tem nada a ver com usar o tempo corretamente". O especialista defende que é preciso saber diferenciar o que são atividades urgentes, atividades importantes e circunstancias. Então deve-se reduzir as urgentes, realizando-as assim que possível; aumentar as importantes, que são aquelas que trazem ganhos e seu aumento ajuda a diminuir as urgentes, e eliminar as circunstanciais, "que apenas nos fazem perder tempo."

Publicidade

VEJA MAIS: Trabalhadores podem se regularizar com ou sem CNPJ

VEJA MAIS: É possível aproveitar o mercado sem ter chefe

A separação entre vida profissional e vida pessoal também é uma dificuldade, especialmente porque muitas vezes o profissional trabalha em casa. Para fazer bem a distinção, o Barbosa recomenda que se utilize uma única agenda a fim de se organizar. Devem ser listadas todas as tarefas e compromissos, para que se possa fazer um planejamento dos próximos dias.

Essa organização pode ser feita como a pessoa se sentir mais confortável. Barbosa diz que papel e caneta são suficientes, mas existem muitos aplicativos gratuitos que podem ajudar a otimizar o uso do tempo (veja opções gratuitas acima).

Opinião por undefined
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.