PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informação para sua carreira

Opinião|Home office: como se dar bem (e manter a produtividade) com estágio em casa

Mais da metade dos estudantes que realizam estágio em áreas corporativas começaram já em regime de home office; criar rotina e priorizar tarefas importantes ajudam

Atualização:

Desde que a pandemia começou, um dos temas que mais se discute no mercado é o home office. Embora esse modelo de trabalho imponha desafios às empresas e aos funcionários, inclusive estagiários, a maioria dos estudos aponta que ele veio para ficar. De acordo com a pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), 90% das empresas no Brasil aderiram a alguma modalidade de home office -- antes do coronavírus, menos da metade das empresas (43%) ofereciam opção de trabalho a distância e apenas 7% dos 150 mil funcionários que responderam aos questionários atuavam em home office.

PUBLICIDADE

Outro levantamento, feito neste ano, no Reino Unido, e divulgado pela Bloomberg, mostra que 71% das empresas disseram não notar redução de produtividade no home office e, não à toa, 65% delas já estão desenvolvendo um modelo híbrido para o pós-pandemia. O objetivo é dar aos funcionários maior flexibilidade sobre onde e quando desempenham suas atividades. Sendo assim, a chance de você vir a trabalhar em home office, ao menos em alguns dias da semana, é grande.

Por isso, antes de seguir com o raciocínio, eu gostaria de deixar uma coisa clara: independentemente de onde você estiver, a verdade é que no fim do dia o que vale é a sua entrega e o valor que agregou ao time e aos projetos dos quais faz parte.

65% das empresas estão desenvolvendo um modelo híbrido para o pós-pandemia. Foto: Yasmina H/Unsplash

Dito isso, é fundamental reforçar algo simples, mas que às vezes perdemos de vista. O ambiente da empresa é mais controlado, ou seja, além de haver menos distrações, os líderes estão disponíveis para apoiar e tirar as dúvidas no momento em que elas surgem.

Já em casa, nem sempre é assim que acontece. Portanto, para garantir uma entrega consistente e contínua, você deve recorrer a técnicas de produtividade e às boas práticas do home office. Vou repassar neste artigo aquelas que considero essenciais para você fazer seu checklist:

Publicidade

  • Crie uma rotina

  • Reveja o seu método de organização

  • Restabeleça horários de trabalho, almoço e pausas

  • Priorize as tarefas mais importantes, começando pelas mais complexas, pois no início do expediente estamos com o gás completo

  • Separe períodos para redes sociais e para verificar mensagens no celular

  • Use cadeira confortável e espaço adequado para apoiar o notebook e os objetos de trabalho

  • Mantenha o ambiente limpo, organizado e calmo

  • Peça a colaboração da família para reduzir o barulho

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=56DxQe8aFko[/embed]

Técnicas para aumentar a produtividade

A maioria das pessoas acredita que precisa trabalhar horas seguidas para produzir mais. Isso é um equívoco. Todo mundo precisa fazer pausas e dar um tempo durante o expediente. A ciência já provou que pequenos intervalos melhoram a concentração, reduzem o estresse e nos auxiliam a render mais.

Neste sentido, vou ensinar duas técnicas. A primeira vem da Metodologia Ágil: a cada uma hora trabalhada, você para cinco minutos. Ela é baseada na tese de que nós temos ciclos de entrega e exaustão. Quanto mais exaustão você tem, menos vai conseguir produzir; então, você precisa de paradas. A outra é a famosa Técnica Pomodoro, método de gestão de tempo desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo. Nele, atuamos com ajuda de um cronômetro: 25 minutos trabalhados e cinco de pausa. O site Tomato Timer auxilia nesta contagem.

Publicidade

Tenho certeza que uma dessas duas estratégias ajudará a aumentar sua produtividade. Você pode testar e ver qual delas funciona melhor para você.

Reunião de aproximação

Você já ouviu falar de daily? Se a sua resposta for não, fico feliz por estar apresentando a você algo que fez e ainda faz toda a diferença no meu dia a dia. A daily nada mais é que uma reunião diária. A ideia nasceu nos times de tecnologia, mas se espalhou por outros departamentos, sobretudo depois da pandemia de covid-19, em que as pessoas passaram a atuar distantes uma das outras.

[embed]https://open.spotify.com/episode/4X9jOOt5DB6pshj5uX7kjL?si=d1c7uonWSXiRnWtSCQSjww&dl_branch=1[/embed]

Funciona assim: durante a daily, cada membro do time fala rapidamente o que fez no dia anterior, o que irá trabalhar ao longo do dia e se existe algum problema ou impedimento. Geralmente, ela acontece de manhã e pode durar de cinco até 15 minutos, dependendo do número de participantes. Se tiver um impedimento, por exemplo, o líder trata diretamente com a pessoa ou time na sequência da daily.

Publicidade

Como o objetivo é que todos saibam o que está acontecendo na área, os estagiários também participam. E, se a sua companhia ou equipe não faz nada parecido com isso e tudo fica meio solto, minha dica é que você leve a sugestão para eles.

O exercício de falar o que fez e ainda vai fazer obriga o profissional a refletir sobre as próprias atividades, a ter clareza da agenda e a promover uma organização mínima. Ou seja, é ótimo para aprender a priorizar, analisar, pensar e tomar decisões.

Outro rito da metodologia ágil é a ''revisão'', em que a empresa organiza uma reunião mais longa, uma vez por semana, onde você e cada um do time apresenta os resultados que teve ao longo daquele período. Após essa reunião, você pode aproveitar para pedir feedback do seu trabalho, questionando: "Como estou indo?","em que posso melhorar?", "como posso ajudar?".

Modelo híbrido

Um rápido levantamento em nossa base de dados mostra que metade dos estagiários que começaram a atuar na pandemia não sabem nem como é o escritório da sua empresa, pois nunca estiveram lá. Talvez um deles seja você.

Publicidade

Como o modelo híbrido é uma tendência e boa parte das organizações pretende instituir home office de até três vezes por semana, acredito que você terá de fazer uma movimentação contrária -- passando do modelo 100% remoto para uma realidade mais presencial. Quando isso acontecer, aproveite ao máximo as trocas, o aprendizado e a conexão olho no olho que o mundo virtual não possibilita.

Lembrando que, tanto no presencial quanto no remoto, desempenho fora da curva, crescimento e efetivação dependem de entregas. Então, mãos à obra!

* Tiago Mavichian é CEO e fundador da Companhia de Estágios, startup de RH especializada em seleção e desenvolvimento de aprendizes, estagiários e trainees. Pós-graduado em gestão de pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui mais de 15 anos de experiência na área de RH.

Opinião por Tiago Mavichian
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.