PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informação para sua carreira

Opinião|Avanço para incluir LGBTI+ nas empresas é relevante, mas não chega a todos

As preocupações com diversidade e inclusão ainda estão restritas às grandes empresas, que têm papel de influência e mobilização, mas a maioria da população atua em organizações pequenas, médias, familiares e fora do Sudeste

Atualização:

28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTI+. A escolha da data faz alusão ao início simbólico da luta por direitos desta população, cujo ápice foi a Revolta de Stonewall, conjunto de manifestações que tomou as ruas de Nova York, em 1969.

PUBLICIDADE

De lá para cá, houve avanços, sobretudo, no meio empresarial. Se até pouco tempo atrás a regra era esconder a orientação sexual no trabalho, hoje é grande o número de organizações que incentivam o respeito e contam com políticas de inclusão.

É uma mudança notável e que aconteceu num curto espaço de tempo. Isso se deve, sobretudo, às demandas das novas gerações, à articulação surgida nas redes sociais e também à agenda de negócios.

Pesquisas demonstram que diversidade traz resultado em termos de inovação, criatividade, engajamento e capacidade de atrair e reter talentos. Além disso, o crescimento da agenda ESG traz às empresas o desafio de dialogar com as principais demandas da sociedade e ser transparente em relação aos passos que têm dado.

Publicidade

Pauta ESG e demanda social aumentam inclusão de pessoas LGBT+ em empresas. Foto Unsplash/@theaidenfrazier  

De parte das pessoas LGBTI+, estar num ambiente inclusivo é a oportunidade de se levarem por inteiras para a empresa. Sem preocupações desnecessárias com hostilidade e preconceito, ganha a saúde mental e cresce a produtividade. Quem se sente acolhido e respeitado no trabalho tem mais lealdade com a organização, tende a permanecer no trabalho e ainda advoga pela companhia.

Ao mesmo tempo em que é preciso celebrar as conquistas, também é importante destacar o que ainda falta avançar. As mudanças recentes são relevantes, mas não chegaram para todo mundo.

Pessoas trans e LGBTIs negras e negros, por exemplo, ainda sofrem mais preconceito na hora de conseguir emprego. Estima-se que 90% da população trans atue na prostituição por ausência completa de outras alternativas.

Outro ponto a considerar é que as preocupações com diversidade ainda estão restritas às grandes empresas. Elas têm papel de influência e mobilização, mas a maioria da população atua nas organizações pequenas, médias, familiares e fora do Sudeste.

É fundamental que a agenda do respeito avance em todos os espaços. Ganham a comunidade LGBTI+, as empresas e toda a sociedade.

Publicidade

*Ricardo Sales é CEO da consultoria Mais Diversidade, conselheiro de administração e professor da Fundação Dom Cabral.

Quer debater assuntos de Carreira e Empreendedorismo? Entre para o nosso grupo no Telegram pelo link ou digite @gruposuacarreira na barra de pesquisa do aplicativo. Se quiser apenas receber notícias, participe da nossa lista de distribuição por esse link ou digite @canalsuacarreira na barra de pesquisa.

Opinião por Ricardo Sales
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.