PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informação para sua carreira

Opinião|No trabalho: como repreender sem provocar briga

"Funcionária é muito difícil de se lidar, não é confiável e fala mal dos colegas, mas de um modo tão sutil que fica difícil adverti-la formalmente"

Por blogs
Atualização:

 Foto: Pixabay

The New York Times  Sou supervisora de cerca de 30 funcionárias. Recentemente, reuni-me com três deles para falar de metas de fim de ano. Uma delas falou de um problema que teve com um cliente, começando com a manjada frase: "Não sou racista, mas...". Em seguida, pôs-se a criticar toda a suposta "turma" do cliente com base no comportamento dele. Não foi um episódio que envolvesse um grave insulto direto e então não quis me alongar a respeito naquele momento, preferindo deixar para tratar com calma mais tarde. A . Eu deveria ter dito na hora que o que ela afirmava era inconveniente. Agora, quero conversar com ela, mas sem colocá-la na defensiva. Como fazer isso? E o que dizer a ela? Margaret

PUBLICIDADE

Rob Walker, o 'workologista', responde:

Como supervisora, você tem a responsabilidade de chamar a atenção de sua subordinada. Deixar um comentário estereotipado como esse sem resposta pode dar a impressão de que você o considera válido, o que pode lhe trazer problemas. De fato, teria sido melhor se você interviesse no momento, embora seja mais fácil dizer o que deveria ter sido feito do quereagir à altura em tempo real. De qualquer modo, quanto antes você falar com ela, melhor.

O que você poderia ter feito na hora era dizer a ela cordialmente, mas com firmeza: "Estou confusa. Você não está sugerindo que todo aquele grupo age assim, pois não é essa a informação que tenho".

Se você achava que ela reagiria agressivamente à abordagem, então tentasse ser taxativa sem usar um tom acusador: "Acredito que você não seja racista, mas esse tipo de observação pode melindrar outras pessoas, pertençam elas a esse grupo ou não. E isso me inclui". Não precisava nem deveria ser num tom professoral. Bastava falar com tranquilidade e clareza.

Publicidade

Agora, você pode tentar uma versão semelhante da abordagem. Como ela ainda pode reagir negativamente e não aceitar a crítica, você deve levar o caso a seus superiores. Eles reconhecerão que existe um problema com o qual é preciso lidar.

O que me intriga é que você tenha hesitado em enquadrar uma funcionária respondona, que fala levianamente e ataca colegas só por que ela tem um temperamento difícil . Esse comportamento, na verdade, é mais razão para você agir com firmeza. Não acho que essa funcionária vá melhorar sozinha se você não fizer nada.

Opinião por blogs
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.