SP comemora 21 anos da Lei de Cotas

Claudio Marques

23 de julho de 2012 | 08h56

 No próximo dia 24 de julho, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgãos públicos, movimento sindical, organizações não governamentais, instituições educacionais e empresas irão celebrar no Pátio do Colégio os 21 anos da Lei de Cotas, que incentiva a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A comemoração, que ocorrerá das 10h às 14h, terá atividades culturais, artísticas e informativas, com manifestações em defesa do direito ao trabalho das pessoas com deficiência, apresentações de corais, grupos musicais, atividades de ginástica laboral, dança rítmica e depoimentos de pessoas com deficiência.

Atualmente, o Brasil soma cerca de 300 mil pessoas com deficiência formalmente empregadas. Desse total, mais de 223 mil foram contratadas graças à Lei de Cotas, que na próxima quarta-feira, 24 de julho, completa 21 anos de existência.

A Lei 8.213/91 prevê cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho e estabelece que toda empresa com mais de 100 funcionários deve destinar 2% a 5% (numa escala crescente, proporcional ao número de funcionários) dos postos de trabalho às pessoas com deficiência.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.