Carla Miranda
22 de outubro de 2010 | 16h05
Atualizado às 17h11
Capa da Newsweek: ‘Faça um hambúrger mais verde’ (imagem:reprodução)
A revista norte-americana “Newsweek”, uma das mais vendidas do mundo, publicou na edição desta semana uma lista de “dez grandes idéias verdes […] que podem mudar o mundo” e citou, como primeiro exemplo, a atuação do ex-governador do Mato Grosso Blairo Maggi (PR), recém eleito senador.
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A capa traz a chamada: “Quer salvar o planeta? Faça um hambúrguer verde – e nove outras soluções radicais”. A reportagem afirma que hoje “as conversas no curral de Maggi são todas sobre desenvolvimento sustentável, crédito de carbono, como evitar devastação de florestas – e bifes ‘verdes’”. A ideia da carne “verde” consiste em reduzir o imácto ambiental negativo em todas as etapas da cadeia produtiva da mercadoria.
O texto não deixa de dizer mencionar que “ninguém tem sido um alvo maior da ira dos ambientalistas do que Blairo Maggi”. Mas afirma que ele começou a mudar em 2005, quando ganhou do Greenpeace o Golden Chainsaw (que pode ser traduzido como “Prêmio Motosserra”).
A publicação lembra que em 2006 ele assinou um documento que ficou conhecido como a “moratória da soja”, em que a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Brasileira dos Exportadores de Cereais (Anec) instituíram o monitoramento das fazendas para evitar a compra da mercadoria de áreas desmatadas (saiba mais). No ano passado, estendeu esse ato à criação de gado na Amazônia. Ainda, ele chegou a usar satélite para monitorar devastação de florestas.
Ranking das empresas ‘verdes’
A “Newsweek” publicou também um ranking das empresas mais “verdes” do mundo. A IBM aparece em 1º lugar, seguida por Hewlett-Packard e Johnson & Johnson. Também aparecem na lista o banco Itaú Unibanco, na 56ª posição, e a Petrobrás, na 84ª.
Veja as ’10 grandes ideias’ no site da ‘Newsweek’ (em inglês)
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