PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

A ascensão, a queda e o novo salto da Nintendo

Livro aborda uma empresa familiar, do século 19, que hoje é sinônimo tecnologia

Por Carla Miranda
Atualização:

A Nintendo é um dos maiores exemplos de aliança entre pioneirismo e tradição, como mostra o recém lançado livro "Playing to Winn", escrito pelo jornalista Daniel Sloan, da agência Reuters.

PUBLICIDADE

---Novo Playstation portátil entra no mundo 3G---

Alguns fatos fizeram da Nintendo um caso particular. Trata-se de uma empresa antiga (fundada no século 19), que se manteve familiar por mais de cem anos, até 2002, e mesmo assim se caracterizou por diversas tentativas de inovação, algumas acertadas outras falhas.

Conheça alguns fatos marcantes da história da Nintendo, citados em resenha do livro no "Financial Times":

- A Nintendo foi criada como fabricante de cartas de baralho em 1889 e, desde então, teve apenas quatro presidentes. O atual, Satoru Iwata, é o primeiro que não pertence à família Yamauchi, fundadora da companhia.

Publicidade

- A empresa já tentou diversificar os negócios de várias maneiras. Chegou a entrar nas áreas de motel, venda de arroz instantâneo e boliche. Mas também houve acertos. Fechou um acordo com a Disney para colocar personagens famosos nas cartas de baralho.

- Na década de 1960, fundou um departamento de desenvolvimento de jogos e lançou uma unidade chamada "Game & Watch", de aparelhos portáteis.

- Em 1983, a empresa começou a tomar a forma que conhecemos hoje. Naquele ano foi criado o Family Computer, que se tornou, internacionalmente, o NES (Nintendo Entertainment System). Foi nesse âmbito que se desenvolveram os jogos Donkey Kong e Mario.

- No final dos anos 1990 e início dos 2000, uma crise: a empresa lançou produtos cada vez mais complexos que, ao mesmo tempo, faziam cada vez menos sucesso. Perdeu espaço para o Xbox, da Microsoft, e PlayStation, da Sony. O presidente Hiroshi Yamauchi percebeu que era hora de mudar e "empossou" Iwata em seu lugar.

- Iwata, com o designer Shigeru Miyamoto, adotou a teoria do "menos é mais" e simplificou os produtos. Sob seu comando, a Nintendo lançou o Wii. Mas o mais curioso é que Miyamoto transformava seus hobbies em produtos, estratégia que deu certo. Por exemplo, por sua mania de se pesar, lançou o Wii Fit; pela paixão por cachorros, criou a Nintendogs. Foi durante essa fase que a Nintendo voltou a aparecer na cena global como um dos principais "players" de jogos eletrônicos.

Publicidade

Leia resenha no site do "Financial Times" (em inglês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.