PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Ambev é a empresa que melhor gere funcionários, diz estudo

Bradesco aparece em 2º lugar, entre companhias com mais de 10 mil pessoas

Por Carla Miranda
Atualização:

Atualizado às 15h29

PUBLICIDADE

Pesquisa publicada em uma revista editada pelo jornal "Valor Econômico" coloca as empresas AmBev, Bradesco, Lojas Renner, Embraer e Itaú Unibanco como as cinco melhores, nesta ordem, em gestão de pessoas no Brasil, considerando as companhias com mais de 10 mil empregados.

---ENQUETE: os carros chineses invadirão o Brasil?Radar Econômico é finalista do prêmio Top Blog. Vote! ---

O estudo Aon Hewitt/Valor observou a relação das empresas com seus trabalhadores em três aspectos: engajamento, satisfação e cultura. Os pesquisadores entrevistaram funcionários, o setor de Recursos Humanos e o principal executivo da companhia.

AmBev: lugar de 'ralar'

Publicidade

O curioso dessa história é que a própria reportagem do "Valor" sobre a AmBev afirma que "há versões correntes no mercado de que a companhia prima pela agressividade, que os funcionários competem ferrenhamente entre si e que a busca por resultado justifica qualquer meio" - ideias com que Márcio Fróes, diretor da empresa, "se diz espantado", afirma a revista do "Valor".

Para não deixar dúvida de que o clima não é esse, o "Valor" publica a seguinte afirmação de Fróes: "Quem trabalha aqui ri dessas coisas que falam lá fora. Somos, sim, uma companhia onde todos têm que 'ralar' muito, no sentido da intensidade de trabalho e da superação de resultados".

Bradesco: barba proibida

Segundo do ranking, o Bradesco apresenta uma peculiaridade em termos de gestão de pessoa. O banco foi condenado a pagar R$ 100 mil de indenização a um funcionário por proibir o uso da barba. O empregado que entrou com ação na Justiça disse que o barbear díário lhe causava erupções no rosto porque ele ter pele sensível à lâmina.

O banco alegou que uma pesquisa interna apontou que a barba "piora a aparência" e que seu uso pode atrapalhar o sucesso profissional. Mas não apresentou nenhuma enquete sobre a beleza das erupções na pele. O juiz citou Jesus Cristo, Charles Darwin e Luiz Inácio Lula da Silva para argumentar que a barba não atrapalha.

Publicidade

Empresas menores

PUBLICIDADE

Veja abaixo o ranking das melhores empresas em gestão de pessoas, segundo a pesquisa, classificadas por número de funcionários:

De 4.000 a 10.000
BV Financeira
Nextel
Electrolux
Teleperformance
UTC Engenharia
 
 
De 2.001 a 4.000
Móveis Gazin
Plascar
Serasa Experian
Galvão Engenharia
Dpaschoal
 
 
De 1.001 a 2.000
CP Promotora
Tortuga
Copagaz
Grazziotin
Cielo
 
 
De 501 a 1.000
Laboratório Sabin
Sama
Copercampos
Belagrícola
Martin-Brower
 
 
De 100 a 500
Zanzini Móveis
Prudential do Brasil
Promade
Grupo São Bernardo
Unimed Federação - RJ

 

A pesquisa veio em uma revista para assinantes do "Valor Econômico" e também é vendida separadamente nas bancas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.