Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Analistas são otimistas demais com ações, diz pesquisa

Estudo examinou comportamento de economistas ao longo de 25 anos

PUBLICIDADE

Por Carla Miranda
Atualização:

Os analistas que fazem projeções para a Bolsa de Valores nos Estados Unidos são otimistas demais, segundo um estudo da McKinsey que examinou o comportamento desses profissionais ao longo de 25 anos. O levantamento foi noticiado no site norte-americano Financial News, ligado ao grupo de informações Dow Jones.

PUBLICIDADE

A pesquisa, intitulada "Analistas de ações: ainda especuladores demais", constatou que, durante esse período, a alta das ações em média foi de 6% ao ano, metade do que os analistas previram. Eles projetaram, em média, uma valorização de mais de 10% para 70% das companhias consideradas no estudo. A pesquisa abrange as ações listadas no índice Standar & Poor's, um dos principais da Bolsa de Nova York.

Os poucos casos em que os analistas acertaram, ou ficaram mais próximos do acerto, ocorreram em momentos em que a economia dos EUA crescia fortemente, constatou o estudo - em 1988, de 1994 a 1997 e de 2003 a 2006.

O site Financial News destaca uma das conclusões da pesquisa: "Constatamos que analistas foram otimistas demais, lentos para revisar suas previsões para refletir novas condições econômicas e inclinados a fazer projeções imprecisas quando o ritmo de crescimento econômico cai".

Leia a reportagem no site Financial News (em inglês)

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.