As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Bolsas europeias aguardam ajuda à Grécia para se definir

Analistas afirmam que investidores esperam encontro de líderes europeus

Carla Miranda

11 de fevereiro de 2010 | 09h45

As principais bolsas de valores da Europa operavam sem um rumo único nesta quinta-feira, depois de terem subido no pregão anterior. Analistas ouvidos por The Wall Street Journal, Financial Times e Bloomberg afirmam que os investidores estão aguardam um encontro a ser realizado hoje por líderes europeus para discutir a ajuda à Grécia.

Por volta das 9h40 (de Brasília), a bolsa de Londres subia 0,5%, enquanto a de Frankfurt caía 0,38% e a de Paris tinha leve queda de 0,07%.

“Os temores de uma crise global relacionada a dívidas são exagerados”, afirmou o banco Credit Suisse em nota, reproduzida parcialmente no Wall Street Journal. Os países com problemas na política fiscal e na capacidade de pagar dívidas correspondem a apenas 14% da economia da União Europeia, disse o jornal.

O Financial Times se mostra mais cauteloso ao afirmar que “as esperanças de que o encontro de líderes europeus em Bruxelas seja uma demonstração de solidariedade com a Grécia parecia parcialmente salvar a principal ansiedade que incomodava os mercados.

À agência Bloomberg o analista de Londres Kevin Lilley, do Royal London Asset Management, disse que “o mercado espera que a União Europeia apresenta algum tipo de aparato para apoiar a Grécia”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.