Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Brasil criou 'barragem' contra o dólar, diz 'Financial Times'

Para jornal, Brasília agora 'manda no real' e torna as projeções mais difíceis

PUBLICIDADE

Por Carla Miranda
Atualização:

O governo, com a ajuda do Banco Central, criou uma "barragem" contra a desvalorização do dólar no País, afirmou o Financial Times em uma reportagem intitulada "Brasília manda no real".

PUBLICIDADE

"O real, uma das moedas de países emergentes mais comercializadas, neste mês caiu para o seu menor nível contra o dólar em três anos e meio, após uma barragem de intervenção feita pelo governo e pelo Banco Central", afirma a reportagem.

"Um ano atrás, os agentes do mercado de câmbio alegremente fariam projeções para a moeda brasileira incluindo até os centavos. Faça o mesmo pedido agora e a maior parte deles vai ficar em silêncio ou dar risada do absurdo que é essa tarefa."

Por um lado, indústrias como a de veículos, que corresponde a 20% do setor manufatureiro do País, sofriam com o real, sofreram com a "inundação de importações" quando o real estava mais forte, disse o periódico. No entanto, nota o mesmo jornal, "companhias com uma grande quantidade de dívidas em dólar, como a Petrobrás e a Vale, tiveram perdas multibilionárias.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.