Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Brasil e Argentina 'salvam' Telecom Italia, diz 'La Repubblica'

Mais uma empresa europeia apóia-se nos resultados sul-americanos

PUBLICIDADE

Por Carla Miranda
Atualização:

Mais uma empresa europeia foi "salva" pelos resultados obtidos na América Latina. O jornal italiano "La Repubblica" mostra que o faturamento da companhia no Brasil e na Argentina "salvou a Telecom Italia do naufrágio".

PUBLICIDADE

Com a crise na Europa, "a boa notícia vem do outro lado do oceano, depois que a TIM Brasil [da Telecom Italia] anunciou que encerrou o ano de 2010 com um lucro líquido de 970 milhões de euros, alta de 176% ante 2009". O faturamento total foi de 9 bilhões de euros.

A Telecom Argentina teve um faturamento de 2,5 bilhões de euros e lucro de 320 milhões.

Várias empresas europeias estão se segurando com base nos resultados de países sul-americanos. No ano passado, o Brasil foi o país que mais contribuiu para os ganhos do banco espanhol Santander. Outro exemplo: o presidente da Portugal Telecom declarou, em janeiro, que a ex-colônia é o principal mercado da empresa portuguesa, mais importante do que o próprio país ibérico.

Alcides Leite é professor de economia na Trevisan Escola de Negócios e inspetor-analista concursado do Banco Central. Autor de "Brasil: A trajetória de um país forte".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.