As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Brasil é o 5º maior mercado de rede social online do mundo

Na Índia, que era um dos últimos redutos do Orkut, o Facebook agora lidera

Carla Miranda

25 de agosto de 2010 | 08h52

Atualizado às 13h16

O Brasil é o quinto maior mercado do mundo para redes sociais online, segundo uma pesquisa da empresa comScore, que mede audiência na internet. No País, sites de relacionamento social tiveram 35,2 milhões de visitantes únicos em julho, uma alta de 47% em comparação com um ano antes.

—-
Siga o Radar Econômico no Twitter: @radar_economia
Valor do Facebook atinge US$ 33,7 bi e preocupa investidores
—-

Os Estados Unidos lideram o ranking, com 174 milhões de visitantes únicos e um crescimento de 33%.

O Brasil está à frente de países desenvolvidos mas não tão populosos, como o Reino Unido, e também de algumas nações emergentes com imensa população, como a Índia.

No mundo, as redes sociais online tiveram 945 milhões de visitantes únicos em julho, o que representa um crescimento de 23% ao longo de um ano.

Os números correspondem a acessos a partir de residências e do trabalho. Exclui visitas a partir de lugares públicos, como cafés e lan houses, e também acessos via celular.

Veja o ranking dos dez países em que as redes sociais são mais acessadas, com número de visitantes únicos em julho deste ano e de 2009 (em milhões) e percentual de crescimento no período:

 

Localjul/09jul/10     Crescimento
Mundo770,092945,0423%
EUA131,088174,42933%
China                  N.D.97,151                       N.D.
Alemanha25,74337,93847%
Rússia20,24535,30674%
Brasil23,96635,22147%
Reino Unido30,58735,15315%
Índia23,25533,15843%
França25,12132,74430%
Japão23,69131,95735%
Coreia do Sul15,9124,96257%

 

Facebook supera Orkut na Índia

Apesar de dar alguns dados globais, a pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela comScore é sobre a Índia. A principal constatação é de que o país asiático, que até junho era um dos últimos redutos de domínio do Orkut, agora tem o Facebook como sua rede social online mais popular. No Brasil, o Orkut ainda é líder, de acordo com a última pesquisa.

O Facebook atingiu 20,8 milhões de visitantes únicos no país asiático, um dos que apresentam maior crescimento do mercado de redes sociais.

O Orkut não ficou muito atrás; teve com 19,8 milhões de visitantes únicos na Índia. Mas está crescendo em ritmo bem mais lento. Em julho do ano passado, tinha 17 milhões. Já o Facebook saltou de 7,4 milhões há um ano para 20,8 milhões em julho último, um aumento de 179%.

Leia mais informações no site da comScore (em inglês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.