Caminhão ‘transparente’ deixa motorista ver o que está na frente

Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Caminhão ‘transparente’ deixa motorista ver o que está na frente

Imagens captadas por câmera são transmitidas em telão e prometem reduzir o risco de acidente em ultrapassagens

Economia & Negócios

24 de junho de 2015 | 18h17

Projeto foi testado na Argentina/Divulgação

Projeto foi testado na Argentina/Divulgação

Ultrapassar veículos de forma imprudente pode causar graves acidentes em estradas, especialmente em vias de mão-dupla. Se o motorista de um carro quiser cortar um caminhão, pode ser ainda mais perigoso. Mesmo se estiver em baixa velocidade, é difícil enxergar o outro lado da pista, em função do tamanho do caminhão.

Uma ideia relativamente simples da coreana Samsung quer mudar isso, por meio da instalação de uma câmera na frente de um caminhão, conectada a uma tela na traseira do veículo. Assim, motoristas conseguem enxergar o que está à frente do caminhão, mesmo se for à noite – a câmera é equipada com visão noturna.

O protótipo (que pode ser visto no vídeo abaixo) foi testado na Argentina, mas o caminhão não está mais operacional, de acordo com a Samsung. A empresa, no entanto, afirma que conseguiu confirmar que a tecnologia funciona e que consegue “salvar vidas de muitas pessoas” no trânsito.

O próximo passo do projeto, diz a companhia, é seguir com testes para adequar a ideia a regulamentações e obter o amparo legal para operar. Para tanto, a Samsung irá procurar parcerias com ONGs de segurança no trânsito e governos.

Tudo o que sabemos sobre:

Samsungtrânsito

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: