finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Com nova fábrica, Hyundai quer passar Ford no Brasil

Montadora sul-coreana inaugura 1ª fábrica no País em novembro de 2012

Carla Miranda

25 de fevereiro de 2011 | 14h16

Atualizado às 17h07*

hyundai_sonata_ae_sergio_castro_21012011.jpg
Hyundai (acima, o Sonata) quer desbancar no Brasil a Ford, que se instalou no Brasil na década de 1920 fabricando o modelo T (abaixo)  (Fotos: acima: Sérgio Castro/AE // abaixo: Gary Cameron/Reuters)

ford_t_reuters_gary_cameron_30032008.jpg

A Ford se instalou no Brasil na década de 1920 e hoje tem fábrica em Camaçari, São Bernardo do Campo, Tatuí e Taubaté. A Hyundai inaugurou sua primeira fábrica no País em 2007 e uma nova planta começará a funcionar em novembro de 2012. No ano seguinte, em 2013, a sul-coreana quer passar a norte-americana em vendas no mercado nacional. Hyundai vendeu 106 mil veículos no ano passado; a Ford, 336 mil.

A ambição da Hyundai chamou atenção de vários sites internacionais, como o do “Wall Street Journal”, o da agência Bloomberg e o da bolsa  Nasdaq. Essa meta é emblemática porque a Ford foi a primeiro fabricante de veículos a se instalar no Brasil.

O ânimo dos sul-coreanos desafia, ainda, a hegemonia ocidental na indústria automobilística do Brasil. A Ford é a quarta montadora que mais vende no País. As outras três são a italiana Fiat, a alemã Volkswagen e a norte-americana General Motors.

CORREÇÃO: A fábrica da Hyundai em São Paulo será a segunda da empresa no País, e não a primeira, como afirmava incorretamente este blog. O erro foi corrigido.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: