Carla Miranda
27 de abril de 2010 | 11h20
GRÁFICO: Ações de empresas do novo índice subiram de 77 pontos para 109 em 1 ano
A Europa lançou na segunda-feira, 26, o primeiro índice de ações cristão, o Stoxx Europe Christian Index, atendendo a uma demanda de investidores pela ética nas aplicações financeiros, informa o jornal britânico Financial Times.
O indicador reúne papéis de 533 empresas cujo faturamento deriva unicamente de fontes que estejam “de acordo com os valores e princípios da religião cristã”, segundo a definição do índice, que foi elaborado com a participação de representantes do Vaticano, segundo o jornal.
Podem participar apenas companhias que não ganham dinheiro com pornografia, armas, tabaco controle de natalidade e jogos de azar. Ainda, elas devem cumprir condições relacionadas à “responsabilidade ética, social, ambiental e econômica”, segundo o site oficial do indicador. As ações que compõem o índice tiveram alta de 40% nos últimos 12 meses.
Entre as empresas do índice estão a petrolífera britânica BP (antiga British Petroleum), o banco HSBC, a Nestlé, a operadora de telecomunicações Vodafone e a Royal Dutch Shell, entre outras.
“Tem surgido cada vez mais demanda de investidores por um índice transparente que ajude os fundos a comprar ações que são condescendentes com a religião e obtenham receita em concordância com valores cristãos”, afirmou ao Financial Times o executivo-chefe da Stoxx, Hartmut Graf.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.