As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Economia do Brasil deve passar a do Reino Unido, diz BBC

Rede de televisão faz reportagem especial sobre o País com tom otimista

Carla Miranda

27 de maio de 2010 | 15h43

bbc_matt_frei_brasil_especial_27052010.JPG
Frei em Ipanema: ‘Brasil está virando fonte de influência econômica (foto: reprodução)

A rede de televisão britânica BBC fez uma série especial sobre o Brasil na qual afirma que a economia do País vai desbancar a do Reino Unido.

“O Brasil está se tornando uma fonte de influência econômica”, afirma o jornalista Matt Frei em uma das reportagens, antes de jogar alguns dados: “Crescimento de 5% ao ano, terceira maior indústria de aviões do mundo [a Embraer], maior exportador de carne e uma economia que deve superar a britânica na próxima década, além da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos por vir”.

RADAR ECONÔMICO NO TWITTER
Acompanhe: @radar_economia
http://twitter.com/radar_economia

Em outra reportagem, de áudio, o jornalista diz que “em algum momento do futuro, este lugar vai desbancar o Reino Unido e a França como a quinta maior economia do mundo”.

Frei afirma que, “olhando para as favelas, o quadro se torna mais desafiador”. Para ele, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é também um “Programa de Pacificação das Favelas”. Como exemplo, ele dá voz a um líder comunitário da Rocinha, no Rio de Janeiro, que opina: “O PAC significa que agora as pessoas têm emprego […] O governo está gastando muito dinheiro com a gente. Nós precisamos e merecemos”.

A reportagem também traz a avaliação do economista Marcelo Neri, da Fundação Getulio Vargas: “A má notícia é que o Brasil ainda é um dos países mais desiguais do mundo. Mas a desigualdade está diminuindo, mas a desigualdade tem caído – não muito, mas uma pequena queda pode gerar uma grande transformação”.

Em contrapartida ao tom predominantemente otimista da reportagem, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga diz à BBC que “é uma coisa boa ver a auto-estima [dos brasileiros] melhorando, mas não podemos exagerar”.

Paralelamente às reportagens de áudio e vídeo, o site da BBC traz mapas sobre a distribuição da renda, da população e do Bolsa Família por Estado.  

Assista à reportagem em vídeo da BBC (em inglês)

Ouça a reportagem em áudio da BBC (em inglês)

Veja os mapas de distribuição de renda e Bolsa Família

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.