Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Economist: corrupção no Brasil vem de regras 'irrealistas'

Financiamento de campanha seria uma das raízes da corrupção no País, diz a revista

PUBLICIDADE

Por Carla Miranda
Atualização:

A revista britânica The Economist, em mais uma reportagem sobre o Brasil, disse na edição desta semana que "muitos escândalos de corrupção [no País] derivam do alto custo da política e de regras de financiamento de campanha irrealisticamente rígidas".

PUBLICIDADE

A publicação cita casos de Roseana Sarney, Fernando Collor, José Sarney, Renan Calheiros, além do mensalão e dos recentes acontecimentos envolvendo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

Em relação a Arruda, a revista considera otimista a visão de que sua prisão representa um avanço no combate à corrupção, uma vez que ele governava "um estado pequeno" e é membro de um partido cuja importância está declinando. "E a sua alegada malandragem ocorreu sob o nariz do Ministério Público".

A Economist considera que é recorrente em tais escândalos a suspeita de que o dinheiro venha de empresas que tinham contrato com o poder público e cita a afirmação da ONG Transárência Brasil de que os esquemas normalmente envolvem subornos, muitos dos quais relacionados a fundos de campanhas eleitorais.

A revista ressalva, no entanto, que a corrupção no Brasil "provavelmente não é maior do que em outros países de tamanho e riqueza semelhantes", e que a situação aqui é melhor do que na China e na Índia, por exemplo. A Economist lembra, ainda, que tanto no Brasil como nos Estados Unidos "as empresas sentem que precisam estar bem relacionadas com uma ampla gama de políticos de todos os matizes", e para isso precisam fazer doações de campanha.

Publicidade

O artigo não cita especificamente quais seriam as regras "irrealisticamente rígidas".

Leia o artigo no site da Economist (em inglês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.