As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Economistas estão despreparados, diz ex-secretário dos EUA

Ele critica construtores de modelos e teóricos de mercado eficiente

Carla Miranda

29 de abril de 2011 | 18h10

O professor da Universidade de Berkeley e ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos Bradford Delong publicou um artigo no qual afirma que aparentemente os economistas acadêmicos não estão preparados para o futuro.

O texto, publicado no site Project Syndicate, foi indicado pelo economista Luiz Fernando de Paula*, colaborador do Radar Econômico. Ele comenta o artigo:

“Bradford faz menção a uma conversa entre Martin Wolf, principal articulista do “Financial Times”, e o ex-Secretário do Tesouro Larry Summers, na recente conferencia de Bretton Woods, onde o primeiro pergunta ao segundo: você está sugerindo que os economistas não entenderam o que está acontecendo?

Summers responde que ‘a economia […] tem esquecido uma considerável quantidade do que é relevante’ e ainda que em detrimento da macroeconomia contemporânea, os colegas economistas não entendem de preços de ativos, manias, pânicos e liquidez.

DeLong coloca no artigo sua surpresa sobre a aparente falência dos economistas acadêmicos em darem passos para se prepararem para o futuro, e sugere que os Departamentos de Economia alterem seu padrão de contratação de acadêmicos, com menos construtores de modelos e teóricos de mercado eficiente, e mais economistas cognitivos, historiadores monetários e historiadores do pensamento econômico. Uma leitura provocativa e imprescindível.”

Leia o artigo no site do Project Syndicate (em inglês)

* Luiz Fernando de Paula é professor de Economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisador do CNPq, e Presidente da Associação Keynesiana Brasileira (AKB).  È autor, entre outros, do livro “Financial Liberalization and Economic Performance: Brazil at the crossroads” (Routledge, 2011).

Blog da Associação Keynesiana Brasileira (AKB): http://associacaokeynesiana.wordpress.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.