As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Eike Batista: ‘Não importa’ quem ganhe a eleição deste ano

Ele também disse que hoje 'não há melhor aposta no mundo do que o Brasil'

Carla Miranda

24 de maio de 2010 | 09h38

eike_batista_financial_times_24052010.JPG
Reprodução de parte da página do FT com entrevista de Eike

O empresário Eike Batista deu uma entrevista ao jornal britânico Financial Times na qual, durante discussão sobre o recente aumento da inflação, afirmou que “não importa” quem ganhe a eleição presidencial no Brasil neste ano.

“Eu acho que não importa. Ambos os candidatos fizeram parte [dos governos] dos últimos 16 anos de uma forma ou de outra. Ambos os partidos entenderam o quão importante é o controle da inflação; significa manter o real poder de compra da população”, afirmou Eike ao FT.

RADAR ECONÔMICO NO TWITTER
Acompanhe: @radar_economia
http://twitter.com/radar_economia

Perguntado se o superaquecimento da economia é preocupante, ele disse que “sim, porque está gerando inflação”, mas acrescentou que, “por outro lado, há um gargalo que precisa de investimentos – aquecimento só acontece quando uma economia está crescendo”.

O empresário acredita que o Brasil pode crescer 5% ao ano durante uma década. Para ele, o mercado de capitais tem força para financiar grandes investimentos, apesar da atual crise internacional.

“Os bancos internacionais estão incrivelmente dispostos a financiar negócios. […] Se você vir o consumo potencial da China nas duas principais áreas de segurança alimentar e de recursos [naturais], então não há melhor aposta no mundo do que o Brasil”, disse Eike ao FT.

Na introdução da entrevista, Eike é descrito como “o homem mais rico do Brasil e um empreendedor em série”.

Leia a entrevista no site do Financial Times (em inglês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.