As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Em pesquisa com investidores, 83% disseram crer em vitória de Obama

Royal Bank of Scotland ouviu 400 agentes do mercado durante uma conferência

Carla Miranda

20 de setembro de 2012 | 12h54

Uma pesquisa com cerca de 400 investidores institucionais feita em uma conferência do Royal Bank of Scotland registrou que 83% dos entrevistados acreditam que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, será reeleito, informa o Wall Street Journal.


VEJA TAMBÉM: Eleições nos EUA 2012

Considerando essa informação e também a alta recente das bolsas americanas, o autor da reportagem, David Wessel, infere que o mercado de ações “não está exatamente assustado” com a possível reeleição de Obama, “a Nêmesis das grandes empresas e o advogado do aumento de impostos sobre a classe dos investidores”.

O índice Dow Jones subiu 4% neste mês e 11% no ano. O Nasdaq e o S&P 500, outros dois indicadores importantes no mercado, acumulam alta de 22% e 16% desde janeiro.

Wessel acrescenta, ainda, que os investidores possivelmente estão mais preocupados com outras coisas do que com a disputa eleitoral. Uma das explicações é que, tanto as chances de reeleição de Obama quanto a alta da bolsa resultam de recentes notícias sobre a saúde da economia, segundo a avaliação de Paul Dales, da Capital Economics.

Outra explicação para a alta das bolsas é a decisão do Federal Reserve de manter os juros baixos até 2015, abrindo espaço para que as ações se tornem uma opção melhor para os investidores.