PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Em vídeo, Detroit tem falência autorizada por governador

‘Detroit está quebrada’, admitiu. Dívida estaria hoje na faixa dos US$ 18 bilhões

Por Gustavo Santos Ferreira
Atualização:

O governador de Michigan, Rick Snyder, publicou vídeo na internet para autorizar e tentar explicar a falência de Detroit - informa o The Detroit News.

PUBLICIDADE

//www.youtube.com/embed/h0WKENzYcTU

Logo de cara, ele não mediu palavras: "Deixe-me ser franco: Detroit está quebrada".

"Mais importante que a situação financeira são os pobres e os serviços que estão sendo entregues para os cidadãos de Detroit. Eles simplesmente merecem o melhor. Se você olhar para eles em termos de segurança, Detroit figurou entre as 10 cidades mais violentas dos Estados Unidos em 24 dos últimos 27 anos. (...) Vamos fazer promessas realistas aos nossos credores por meio da revisão dessas dívidas e, mais importante, vamos colocar em prática um plano para investir na cidade", discursou.

Nas palavras de Snyder, o pedido de falência será uma oportunidade de recomeço. Ao citar a criminalidade em Detroit, cinco vezes maior do que a média nacional americana, Snyder parece buscar apoio popular ao ter admitido a insolvência da cidade.

Publicidade

Detroit que, historicamente, é referência mundial da indústria automobilística, entrou em falência nesta quinta.

Desde a crise de 2008, sua instabilidade econômica está agravada. A General Motors, por exemplo, pediu concordata à época. E, nos últimos tempos, manobras exóticas, como leilão de carros antigos, chegaram a ser anunciadas como recurso para sanar suas finanças.

A dívida do município estaria hoje na faixa dos US$ 18 bilhões. Na análise de seus administradores, é montante impossível de ser pago.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.