Carla Miranda
11 de fevereiro de 2010 | 10h30
Atualizado às 10h48
Da esq. para a dir.: Merkel (Alemanha), Papandreou (Grécia), Sarkozy (França) e Van Rompuy (UE) após reunião (foto: Yves Herman/Reuters)
O presidente da União Europeia, Herman van Rompuy, disse nesta quinta-feira que líderes da região chegaram a um acordo para ajudar a Grécia, cuja crise de dívida ameaça se espalhar por outras nações da zona do euro, relata o Wall Street Journal.
“Nós temos um acordo”, disse Van Rompuy após reunião em Bruxelas (Bélgica), com a participação do premiê grego, George Papandreou, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel.
Os participantes da reunião não deram mais informações. Van Rompuy acrescentou apenas que “a Grécia não pediu nenhum apoio financeiro”.
Entre as possibilidades discutidas estavam a garantia da dívida grega por parte de membros da zona do euro, uma linha de crédito especial para o governo da Grécia e empréstimos bilateriais, lembra o Wall Street Journal.
Após o anúncio do acordo, as principais bolsas de valores europeias tiveram ligeira melhora, mas, segundo o WSJ, investidores ainda aguardam detalhes.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.