PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

'Financial Times' vê Brasil entre os países mais sustentáveis

No entanto, jornal faz a ressalva de que legislação ambiental atrapalha negócios

Por Carla Miranda
Atualização:

O Financial Times publicou um suplemento sobre sustentabilidade nesta terça-feira, 24, no qual afirma que o Brasil é um dos países em melhor posição nesse aspecto.

PUBLICIDADE

No entanto, o diário reportou que setores como o de mineração acabam tendo dificuldades por causa dos "processos (de obtenção de licenças) ambientais cada vez mais rigorosos".

"Como anfitrião da conferência Rio + 20, poucos países grandes estão em uma posição melhor que a do Brasil para defender o desenvolvimento sustentável", disse o jornal.

A reportagem apresentou alguns argumentos:

Por outro lado, o Financial Times não deixa de citar os conflitos em torno de questões ambientais. A hidrelétrica de Belo Monte gerou protestos, e ambientalistas temem que sejam construídas novas barragens, o que o governo nega.

Publicidade

Ativistas dizem, ainda, que o Código Florestal é leniente demais com os produtores que derrubaram florestas, ao lhes conceder anistia, mas fazendeiros argumentam que a legislação brasileira mais rígida que a de outros países nesse aspecto.

Ainda, a Vale recebeu no ano passado o troféu de "pior empresa do mundo" das ONGs Greenpeace e Declaração de Bernia, por ter supostamente  "uma história de 70 anos manchada por repetidas violações dos direitos humanos, condições desumanas de trabalho, pilhagem do patrimônio público e exploração cruel da natureza". Depois disso, a Vale lançou o site Vale Esclarece, com o objetivo de responder as críticas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.