finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Globo é o 25º maior grupo de mídia do mundo; veja ranking

Conglomerado que reúne Comcast e NBC lidera; Google aparece em terceiro

Carla Miranda

24 de abril de 2012 | 12h54

A Globo Comunicação e Participações subiu três posições no ranking dos maiores grupos de comunicação do mundo e alcançou o 25º lugar, segundo um levantamento da instituição alemã Institut für Medien- und Kommunikationspolitik (Instituto para Políticas de Mídia e Comunicação).

A empresa é a única brasileira na lista das 52 maiores e a primeira de um país emergente. O ranking considera não o faturamento total do grupo, mas apenas a parcela referente aos produtos de mídia. Nessa área, a Globo teve receita de € 4,7 bilhões no ano passado.

Além do Brasil, os outros dois únicos países em desenvolvimento representados no ranking são o México e a África do Sul.

A lista é encabeçada pelo grupo que reúne Comcast, NBC e Universal, que faturou € 40,1 bilhões com mídia. O conglomerado possui duas redes e 26 estações de televisão, 20 canais a cabo, atua também nas áreas de telefonia digital e internet de alta velocidade e tem diversas outras instalações, como os estúdios de cinema Universal e estádios esportivos. O segundo colocado, com um faturamento muito inferior, é a Walt Disney Company, com receita de € 29,4 bilhões na área de mídia.

Pela primeira vez, o Google é citado no ranking. A empresa aparece em terceiro lugar, com ganhos de € 27,2 bilhões em 2011.

Os seis primeiros colocados são dos Estados Unidos. A primeira empresa não americana é a japonesa Sony Entertainment, seguida pela alemã Bertelsmann e pela francesa Vivendi.

Os EUA têm 22 representantes na lista. Em seguida, aparecem Reino Unido (com cinco empresas), Alemanha, França, Japão (cada um com 4 empresas), Canadá (3), Holanda, Itália (2), África do Sul, Brasil, Espanha, Finlândia, México e Suécia (com uma companhia cada).

Mudanças

Além de incluir o Google, o ranking de 2012 mostra algumas mudanças em relação a anos anteriores. Até 2009, o Brasil não tinha nenhum representante na lista. A Globo só entrou em 2010, em 36º lugar. A Time Warner, que era o maior grupo de comunicação do mundo em 2009, agora aparece na sexta posição.

 

Veja o ranking dos maiores grupos de comunicação do mundo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: