As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Google compra empresa para concorrer com Skype e telecom

Site de buscas oferece US$ 68 milhões por tecnologia de voz pela internet

Carla Miranda

18 de maio de 2010 | 11h58

Atualizado às 12h21

O Google anunciou por meio de comunicado que chegou a um acordo de transição para comprar a empresa norueguesa Global IP Solutions (GIPS) por US$ 68,2 milhões. Segundo a nota, metade dos acionistas já aceitou a proposta.

Para o jornal britânico Financial Times, o negócio, quando concluído, representará mais um passo do site de buscas na tentativa de concorrer diretamente com o serviço de comunicação de voz pela web Skype e com empresas de telecomunicações.

Com o acordo, diz o FT, o Google teria a tecnologia que sustenta parte dos sistemas de mensagens instantâneas de sites rivais como Yahoo, AOL e Baidu.

A Global IP Solutions é uma empresa de softwares para comunicação instantânea de voz e vídeo pela internet. As ações da companhia na bolsa de Oslo subiram 27,5% após a divulgação do acordo, segundo a Reuters.

Para o jornal, com essa tacada o Google tende a avançar também na área de produtos voltados para empresas. “A tecnologia de chamadas de voz e vídeo pela internet permitira ao Google reforçar seu pacote de aplicativos usados como ferramentas para a produtividade das empresas”, afirma o FT.

O blog ZD Net lembra que, na semana passada, essa mesma empresa, Global IP Solutions, assinou um acordo para prover serviços de tecnologia para o aparelho de celular Android, da Motorola, que utiliza sistema operacional do Google. Em texto intitulado “Por que o Google comprou a Global IP Solutions”, o blog traz duas respostas: “A resposta estratégica é Android. A resposta irreverente é ‘porque pode’”.

Leia reportagem no site do Wall Street Journal (em inglês)

Veja análise no blog ZD Net (em inglês)

Confira comunicado divulgado pelo Google (em inglês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.