As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Google passa Microsoft no mercado de telefone celular

10% dos smartphones vendidos usam o sistema do site de buscas

Carla Miranda

19 de maio de 2010 | 16h35

Atualizado às 17h15

smartphone_droid_motorola_reuters_brendan_mcdermid_28102009.JPG
Droid, da Motorola (foto: Brendan McDermid/Reuters)

O Google passou a Microsoft no setor de smartphones (telefones celulares com múltiplas funções), segundo dados do instituto de pesquisas em tecnologia Gartner, divulgados no site do jornal Financial Times.

No primeiro trimestre deste ano, 10% dos aparelhos vendidos no mundo usavam o sistema operacional desenvolvido pelo Google, chamado Android, incluindo Nexus One e o Droid, da Motorola (foto acima). Um ano antes, essa proporção era de apenas 1,6%.

Já os aparelhos que usam o sistema operacional Windows Mobile, da Microsoft, tiveram 6,8% do mercado no primeiro trimestre; há um ano, eles correspondiam a 10,2%.

O sistema operacional Symbian, da Nokia, caiu de 48,8% para 44,3%; o aparelho BlackBerry, da Research in Motion (RIM), recuou de 20,6% para 19,6%. A reportagem não cita as vendas mundiais do iPhone, da Apple – apenas as da América do Norte, onde a empresa teve participação de 22,1%, abaixo dos 26,6% do Android.

No geral, relata o FT, as vendas de celulares somaram 314,7 milhões de unidades no primeito trimestre de 2010, alta de 17% sobre um ano antes. O segmento que mais cresceu foi de o smartphones, com alta de 48,7%, para 54,3 milhões de unidades.

Leia a reportagem no site do Financial Times (em inglês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.