Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Italianos devem mais de € 400 bilhões a franceses

Essa é a soma da dívida do governo e do setor privado da Itália com bancos da França

PUBLICIDADE

Por Carla Miranda
Atualização:

Atualizado às 14h43

 

PUBLICIDADE

É quanto, aproximadamente, os italianos devem aos bancos franceses

Os franceses têm um bom motivo para não desejar a falência de seus vizinhos: os italianos têm uma dívida atualmente de mais de EUR 400 bilhões com bancos da França.

Esse número é a soma da dívida dos setores público e privado da Itália com instituições financeiras da França. Equivale a 21% do PIB (produto interno bruto) francês.

Os dados são do BIS (Banco de Compensações Internacionais, na sigla em inglês) e do Eurostat (instituto de estatísticas da União Europeia) e foram trabalhados pela revista "The Economist".

Publicidade

Considerando os cinco países europeus com problemas mais sérios de endividamento - Espanha, Grécia, Irlanda, Itália e Portugal - a dívida com os bancos franceses equivale a exatamente um terço (33,3%) do PIB da França (veja abaixo reprodução do gráfico da "Economist").

A França é hoje a segunda maior economia da Europa e a quinta do mundo, considerando o PIB nominal de 2010.

Veja outros posts da seção "Número do dia"

Fim do euro

Os dados mostram que a dívida da Itália é um problema também para os franceses e para toda a Europa. O próprio primeiro-ministro italiano disse nesta sexta-feira, 25, que o fracasso de seu país levaria ao fim do euro.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.