As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Japão inicia recuperação – Veja fotos

Em setembro, o governo melhorou sua avaliação econômica pela 1ª vez em 2 meses

Gustavo Santos Ferreira

27 de setembro de 2013 | 18h33

A economia japonesa começou a se recuperar. Neste mês de setembro, o governo do país melhorou sua avaliação econômica pela primeira vez em dois meses.

O repórter fotográfico Tiago Queiroz passou um mês por lá. Em seu trabalho, é possível espiar a quantas anda o dia a dia no país.

Em abril, o Japão iniciou programa semelhante ao aplicado pelos Estados Unidos desde 2008 – expandido para o atual despejo de US$ 85 bilhões por mês na economia mundial.

O plano colocado em prática pelo primeiro-ministro Shinzo Abe foi também foi o de comprar montanhas de títulos públicos, mas com a injeção de 50 trilhões de ienes por ano (perto de meio trilhão de dólares) nos mercados. Com o otimismo que envolve a economia do Japão após a medida e sem data marcada para o fim do afrouxamento monetário, sabe-se lá onde isso vai parar.

Desde a década de 1990, o Japão só cresceu acima de 3,0% em uma única ocasião. Ainda assim, no ano seguinte à crise de 2008/2009, quando não recuperou as perdas anteriores. Para piorar, em sequência, no ano de 2010, a economia do país entrou em depressão.

A previsão para este ano, do Fundo Monetário Internacional (FMI), é de crescimento de 2,0% para a produção de bens e serviços no Japão. Embora não seja nada esplêndida, esse dado de julho já supera em 0,5 ponto porcentual a estimativa traçada em abril pelo Fundo. Novas estimativas devem ser divulgados neste último trimestre – e, quem sabe, ainda mais otimistas. / COLABORAÇÃO ESPECIAL DE ANTONELLA ZUGLIANI

Mais conteúdo sobre:

Japão; PIB