Carla Miranda
22 de julho de 2011 | 11h07
Seleção de manchetes de economia dos principais jornais internacionais citadas na participação do Radar Econômico na rádio Estadão ESPN (AM 700; FM 92,9) nesta sexta-feira, 22.
Estados Unidos
Reprodução de parte da primeira página do ‘Wall Street Journal’ desta sexta-feira
“The Wall Street Journal”: Grécia obtém nova ajuda enquanto os EUA continuam na beira do precipício.
“The Washington Post”: Obama e o líder republicano John Bohener tentam um acordo, enquanto democratas se irritam. A nova proposta, ainda em negociação, teria “grandes cortes”.
“The New York Times: Obama está perto de acordo com Bohner para cortes. Os democratas estão irritados. São quase US$ 3 trilhões em cortes de gastos e aumento de impostos.
Europa
Reprodução de parte da primeira página do ‘Financial Times’ desta sexta-feira
“Financial Times”: Fechado novo acordo de ajuda à Grécia. Credores privados vão participar. Este é o primeiro default (calote) de uma dívida pública na zona do euro.
“The Times”: Europa saúda um acordo histórico para salvar o euro. Os mercados reagem positivamente depois do socorro de 109 bilhões de euros.
“Le Monde”: Plano para salvar a Grécia e o euro tem o apoio dos mercados. A zona do euro aceita um calote parcial e obtém uma contribuição do setor privado para um pacote total de 158 bilhões de euros (109 bilhões dos países e 58 bilhões do setor privado).
“El País”: Europa salva a Grécia e o euro. O empréstimo para os países resgatados ficará mais barato.
“Público”: Zona do euro aprova novo programa de ajuda à Grécia e baixa para 3,5% os juros de Portugal. Líderes aprovaram em Burxelas uma verdadeira revolução nos mecanismos de ajuda aos países em dificuldade.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.