PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Manifestações alimentam debate sobre desigualdade social no Brasil, diz 'FT'

Governo segue otimista sobre o impacto dos eventos esportivos, diz jornal

Por Nayara Fraga
Atualização:

Fernando Nakagawa, correspondente em Londres

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

LONDRES - O jornal britânico Financial Times dedica quase uma página inteira da edição desta quarta-feira, 19, para tratar dos protestos que ocorrem no Brasil. Em um país com economia lenta e inflação crescente, o jornal diz que "as manifestações em várias cidades contra o aumento da tarifa de ônibus estão alimentando o debate sobre a grande disparidade de riqueza no Brasil". O texto diz ainda que a ascensão de milhões de famílias à classe média gerou "maior demanda por serviços públicos mais sofisticados".

"Há um realismo crescente sobre os benefícios mais amplos de sediar o evento (Copa do Mundo) mesmo no Rio de Janeiro, que acolhe os Jogos Olímpicos de 2016", diz uma das duas reportagens publicadas sobre o Brasil. O texto lembra que, além dos protestos contra as tarifas de transporte público, brasileiros protestaram nos últimos dias do lado de fora de estádios, como no Rio de Janeiro e Brasília, "contra o custo da Copa do Mundo e o preço dos ingressos".

Em outra reportagem na mesma página, o FT diz que os protestos no Brasil "ocorrem em meio a eventos semelhantes em outros países latino-americanos e no exterior".

"Brasileiros ficaram desencantados com seus líderes após uma série de escândalos de corrupção que culminou com o 'Mensalão', em que antigos membros do Partido dos Trabalhadores foram condenados por compra de votos no Congresso", diz a reportagem.

Publicidade

Veja também

'Vem Pra Rua' agora é dos brasileiros, diz Fiat

Por outro lado, a reportagem diz que o governo segue otimista sobre o impacto dos eventos esportivos. "Ministros fiam-se das previsões da Ernest & Young que indicam que a Copa e a Olimpíada, em conjunto, geram 3,6 milhões de empregos e contribuem com 0,4 ponto do Produto Interno Bruto por ano até 2019. Mas a economia em dificuldades e o aumento da inflação estão azedando o clima de festa, a começar pelos danos à popularidade da presidente Dilma Rousseff", diz a reportagem.

O jornal também deu destaque às frases do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que sinalizou que o governo federal não permitirá que manifestantes impeçam a realização dos grandes eventos esportivos no Brasil. "Os quem pensam que podem impedir esses eventos vão encontrar a total determinação do governo para se certificar que isso não aconteça. Protestos serão tolerados, mas com limites", disse o ministro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.