Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

McDonald's troca fritas por maçã para reduzir calorias

Empresa afirma que se trata de 'proteger os negócios' e que é decisão de mercado

PUBLICIDADE

Por Carla Miranda
Atualização:

Atualizado em 28/07/2011 às 16h28*

PUBLICIDADE

O McDonald's anunciou nesta terça-feira, 26, um compromisso de tornar seus lanches mais saudáveis. Nos Estados Unidos, o Mc Lanche Feliz passará a ser sempre acompanhado de maçã e terá uma porção de fritas menor do que a atual. Com isso, a empresa prevê reduzir em 20% as calorias do produto, a partir de 1º de setembro.

Na apresentação do compromisso, relata o "Wall Street Journal", a presidente do McDonald's nos EUA disse que se trata de "algo que nós precisamos para proteger nosso negócio". Ela acrescentou: "Claramente, é para esse lado que as pessoas estão se movendo. Nós temos uma sociedade com consciência pela saúde".

Órgãos reguladores nos EUA têm uma proposta de impedir a distribuição de brinquedos casada com alimentos para crianças, salvo se a refeição tiver quantidade limitada de sódio, gordura, caloria e açúcar. Além disso, a cidade de San Francisco já baniu a distribuição de brinquedos no Mc Lanche Feliz.

A executiva, no entanto, afirma que a decisão não se baseia na legislação, e sim em no mercado.

Publicidade

O McDonald's não diz quando as mudanças relativas ao compromisso com a saúde serão adotadas na América Latina e não explica quais países serão abrangidos.

Veja o documento de promessa de melhorar as refeições nos EUA e na AL

Leia reportagem no site do "Wall Street Journal" (em inglês)

*ERRATA: Diferentemente do que afirmava este texto, o McDonald's tem data para implementar mudanças na América Latina (1º de outubro).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.