As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

McDonald’s usa Asterix em propaganda e irrita franceses

Personagem costuma ser evocado como símbolo da resistência à influência dos EUA

Carla Miranda

18 de agosto de 2010 | 17h43

 mcdonalds_asterix_reproducao.jpg
Anúncio do McDonald’s com Asterix (imagem: reproducao)

Asterix, o herói que muitas vezes é evocado para simbolizar a resistência à influência norte-americana na França, agora come no McDonald’s. A agência BETC Euro RSCG fez uma campanha publicitária com o personagem e, segundo o site do jornal Le Figaro irritou os franceses.

O anúncio mostra os principais personagens do Asterix fazendo uma festa dentro de uma lanchonete do McDonald’s, com o Chatotorix amarrado a uma árvore do lado de fora, como é de costume nas histórias.

“Asterix, o último dos nossos heróis nacionais, irredutível gaulês resistente ao opressor graças à poção mágica e ao humor, teria-se deixado seduzir pelo Big Mac e pela Coca-Cola, abandonando por sua própria vontade a cerveja e o javali?”, pergunta Olivier Delcroix, autor do artigo no Figaro.

No próprio site do Figaro, leem-se muitos comentários de leitores irritados com o anúncio. “Estou desapontado e chocado. Para mim, Asterix, antes de tudo, faz parte do patrimônio cultural francês”, afirma um internauta que se identifica como Etiennito.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.