Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Montadoras europeias acusam Vale de formar oligopólio

Indústria automobilística entra na disputa pelo preço do minério de ferro

PUBLICIDADE

Por Carla Miranda
Atualização:

A Acea, associação que representa montadoras de carros e caminhões na Europa, acusou as três maiores mineradoras do mundo - a Vale, a Rio Tinto e a BHP Billiton - de oligopólio, informa o site do jornal britânico Financial Times.

Com isso, a indústria automobilística une-se às siderúrgicas - que têm o minério de ferro como sua principal matéria-prima - na disputa envolvendo o preço do minério de ferro. Também se juntaram ao coro empresas de construção civil, reclamando que seus produtos se tornarão mais caros.

PUBLICIDADE

Ontem, a Vale e a BHP Billiton haviam conseguido dobrar o preço do minério de ferro a ser vendido para siderúrgicas asiáticas. Para isso, elas acabaram com uma tradição de quase meio século. Desde os anos 1960, o preço dessa matéria-prima era negociado uma vez por ano. Agora, ele passou a ser definido trimestralmente, o que levou as siderúrgicas asiáticas a aceitarem que o preço do minério dobrasse.

Em resposta, as siderúrgicas da Europa, que não aceitaram o aumento de 100% no produto, reclamaram à Comissão Europeia de abuso de preços.

"Há fortes indicações de coordenação ilícita de aumento de preços e de [mudança de] modelos de preços, além de pressão para que produtores de aço aceitem essas alterações", disse a Eurofer (associação de siderúrgicas europeias).

Publicidade

"Um aumento de 100% no minério de ferro é um insulto", disse o presidente da Eurofer, Gordon Moffat, como relatou o Financial Times.

Leia a reportagem no site do Financial Times (em inglês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.